Leitor, você está cansado de Deus? Sei que essa é uma pergunta que choca à primeira vista e eu mesmo não teria ousadia de faze-la se o Senhor mesmo não a fizesse para o seu povo em Isaias 43.22: “Contudo tu não me invocaste…ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel”.
Quem sou eu para me cansar de Deus? Como é que posso demonstrar estar cansado de Deus? O próprio Senhor nos responde. No versículo 22 do texto de Isaias, Ele diz que o povo de Israel não mais o invocava. Nos versos 23 e 24 Ele também nos dá mais informações sobre o coração do povo naquela época:
“Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso. Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniquidades” Isaías 43:23 e 24.
O povo deixou de invocar e adorar a Deus com as ofertas que eram oferecidas no templo. Eles não levaram os animais para os holocaustos, o incenso e os aromas que eram devidos ao Senhor e se entregaram aos seus pecados. Cada uma dessas ofertas nos fala de diferentes aspectos da obra de Cristo por nós (a literatura sobre a tipologia bíblica do antigo testamento é muito rica e eu recomendo a todos que estudem mais sobre esse assunto!) e são meios que Deus usava no antigo testamento para administrar graça, alegria e paz a seu povo. Portanto, ao abandonar a adoração, o culto e os meios de graça e se entregarem ao pecado, o povo mostra que seu coração estava cansado do Senhor.
Muitos são os meios que o Senhor utiliza para derramar graça sobre nós hoje. Entre esses meios estão a oração, o louvor, a leitura e meditação na palavra de Deus, a frequência nas reuniões da igreja, a comunhão com os irmãos, a confissão dos pecados, dentre outros. Se fizermos um paralelo com as palavras do Senhor no livro de Isaias, concluímos que nos cansamos do Senhor quando negligenciamos esses meios.
Talvez a nossa resposta para a primeira pergunta desse texto seja: “De forma alguma. Não estou cansado de Deus. Deus é meu tudo”. Mas aí vem outra pergunta: estamos fazendo uso dos meios de graça que o Senhor nos deixou? Se não estamos fazendo uso desses preciosos meios, estamos nos cansando do Senhor! Temos, portanto, um meio objetivo de testarmos o nosso coração deixado pela palavra de Deus. Isso é mais uma benção do Senhor, que não nos deixou a mercê de nossas próprias opiniões e impressões.
Para aqueles que como eu foram admoestados por essa meditação e se sentiram culpados de tal erro, temos uma preciosa promessa logo no versículo seguinte: “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados” (Isaías 43:25). O Senhor é rico em perdoar! Ele apaga nossos pecados e não se lembra deles. Podemos confessar nosso cansaço e menosprezo com relação ao Senhor e seus meios de graça e recomeçar agora mesmo, entregando ao Senhor nossos holocaustos, incenso e aromas ao Senhor por meio de nossa vida devocional e de comunhão. Mesmo se estivermos fracos e com dificuldades, o Senhor nos receberá e nos fortalecerá. Que Ele nos ajude!
Comente!