Olá, amigos!

Hoje escolhi compartilhar um texto que me edificou muito nesta semana. Ele foi escrito pelo Pedro Dulci que é pastor da IPB. Aliás, recomendo que sigam o perfil dele no Instagram (@pedrolucasdulci) e no twitter (@@pedro_dulci) . Certamente vocês serão edificados.

VIVER PELA FÉ E NÃO PELO QUE TEMOS VISTO!

Contrariando o que ficou conhecido no Ocidente, a fé não está em oposição à razão. Na Bíblia, a fé é contrastada com a visão. Fé é a firme convicção do que se espera, daquilo que ainda não se vê [Hb 11.1].

Existem muitos episódios que deixam explícito esse princípio, mas um dos meus favoritos é a separação de Ló e Abrão, em Gn 13. Ali o patriarca abre mão de seu direito de escolha e deixa o sobrinho livre para eleger a terra para onde ele irá.

Ló acompanhava Abrão há tempos, sabia da promessa de Deus na vida dele, tinha visto e provado da prosperidade que estava sobre Abrão, e acabavam de voltar do Egito em uma clara desobediência a Deus.

Mesmo assim, Ló escolhe a região da cidade de Sodoma, por que parecia um jardim do Senhor, porque parecia com o Egito. Era próspera aos seus olhos, era atraente pela sua segurança.

Ló é o paradigma de todo ser humano em busca do paraíso perdido, mas que acaba iludido pelos próprios olhos. A Bíblia vai contar nos capítulos seguintes como a escolha de Ló foi infeliz e quase ele perde sua vida duas vezes. Na busca do jardim de Deus, quase acabou no inferno (João Calvino).

Abrão, por outro lado, é o paradigma bíblico de quem anda pela fé. Manter-se em silêncio, esperou Deus mostrar para onde ele iria e só usou seus olhos quando Deus mandou ele olhar para uma terra que, apesar de não ter agradado os olhos de Ló, era o território que ele iria receber por herança do Senhor.

Tudo isso nos ensina sobre os métodos de Deus e de como devemos usar nossos olhos. Somos facilmente enganados por eles e trocamos nossa peregrinação pela fé por uma peregrinação pelo que é agradável aos nossos olhos.

Não deixe seus olhos te enganarem com o que lhe parece agradável e sedutor. Somente a fé pode nos livrar das ilusões humanas que tentam seduzir nossos olhos. E mesmo que você esteja esperando aquilo que ainda não é possível ver, mantenha-se firme na confiança de que quem prometeu é fiel e vai cumprir sua palavra!

 

Deus abençoe vocês!

Até terça

😉