Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no Senhor.
Salmos 40.1-3
Muitas vezes, em nossa vida, somos tentados diante do desespero e da angústia que nos sobrevêm da incerteza do amanhã a confiarmos muito mais na nossa capacidade em solucionar os nossos problemas do que em Deus. Nesses momentos em que os problemas parecem tão reais, Deus, na mente de muitos, se torna apenas uma crença vazia. É então que perguntamos: VALE A PENA CONFIAR EM DEUS?
O Salmo 40 nos responde esta pergunta informando-nos que SIM – VALE A PENA CONFIAR EM DEUS… porque:
1) ELE SE INCLINA E NOS OUVE (… ele se inclinou para mim e ouviu quando clamei por socorro…)
Davi compreende que Deus é um Deus que se importa. A ideia aqui é de alguém tremendamente superior que se detém e se inclina para ouvir alguém infinitamente inferior quando este grita por socorro. Mas Deus não apenas se inclina (se detém), ELE TAMBÉM DÁ OUVIDOS AO QUE DAVI TEM A DIZER e, por conseguinte, o que nós temos a dizer.
2) ELE NOS LIBERTA (… Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama;)
João Calvino, em seu comentário, nos informa que o livramento descrito por Davi não teria sido apenas de perigos, mas MUITO ESPECIALMENTE DA IMINÊNCIA DA MORTE. As duas figuras, POÇO DE PERDIÇÃO e TREMEDAL DE LAMA (lodaçal, atoleiro – AREIA MOVEDIÇA), descrevem uma situação da qual nada se podia esperar, senão a própria morte.
3) ELE MUDA A NOSSA CONDIÇÃO (de perdido a salvo) (…colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus;)
Neste ponto, o salmista descreve a consumação do socorro divino. Deus nos dá motivos de celebrar e espera que sejamos agradecidos.
CONCLUSÃO: Qual é o resultado desta ação benfazeja de Deus?
A GLÓRIA DE DEUS! (…muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.)
Aqui o salmista nos informa que Deus irá prover os meios para a instrução de muitos. Muitos saberão que Deus é benevolente, que ampara e socorre aquele que nele confia e isto exalta e glorifica ao Senhor.
Vale a pena confiarmos em Deus, portanto as nossas esperanças devem ser postas nEle e as nossas orações dirigidas a Ele.
Oremos por nós mesmos, família, igreja e nação.
Em Cristo, nosso Senhor,
Rev. Evan Gouveia (Igreja Presbiteriana de Vitória da Conquista)

Comente!