Oi oi, minha gente!
Espero que estejam bem.

Dia desses ouvi uma mensagem que trouxe uma ilustração que me impactou bastante e, por isso, resolvi compartilhar.

Se você vai receber alguém pra um almoço na sua casa, você prepara uma mesa. Dependendo das pessoas, da comida, do tempo que dispõe, você pode ficar sentado ali por umas 3 horas tranquilamente.

Se você vai receber uma visita por um final de semana em sua casa, você irá preparar um quarto e cuidar pra que a pessoa se sinta o mais confortável possível. Por mais que passe alguns dias, ela ainda não se sentirá a vontade pra abrir sua geladeira ou acessar o seu quarto ou outras áreas reservadas da casa. Ela ficará bem instalada, mas na parte que você reservou pra ela.

Se alguém for morar com você, você precisará preparar a casa toda. Não poderá haver nenhum espaço deixado para trás. Essa será a casa desta nova pessoa também. É importante que ela tenha acesso a tudo.

Mesa: algumas vezes nos preparamos pra duas horas de culto e achamos que isso é reservar um tempo pra estar com o Senhor. Achamos que isso é cultivar um relacionamento com Ele. Há relatos de lugares ontem o culto não pode passar de uma hora, porque “Deus o livre, as pessoas não aguentam mais tempo”, mas pro filme de mais de duas horas a gente paga caro e ainda não levanta nem pra ir ao banheiro né?

Claro que quando recebemos amigos em casa, e eu sou dessas que gosta de receber bem as pessoas mesmo que seja pra uma refeição, temos certo nível de relacionamento e desejamos que elas fiquem a vontade. No entanto, o tipo de intimidade que se tem com uma visita para uma refeição é diferente de alguém que mora com você. E, me desculpe, mas o Senhor não nos chamou pra um relacionamento de uma refeição semanal.

Quarto: eu amo receber visitas que passam dias na minha casa! Eu sei que em tempos de pandemia isso fica complicado, mas eu amo poder receber pessoas em casa. Quando estava no outro apê (porque o atual é um studio), eu arrumava o quarto de hóspedes, separava a roupa de cama limpinha, cobertas quentinhas, a melhor toalha de banho, indicava onde era cada parte da casa que a pessoa poderia precisar e ainda me esforçava para acordar antes para deixar tudo pronto pra quando a hóspede acordasse.

A Palavra nos instrui a sermos hospitaleiros e é um privilégio poder oferecer isso às pessoas. Mas quando voltamos pra reflexão do relacionamento com Deus, isso precisa ser diferente.

Por vezes levamos um ano inteiro programando um evento de 2, 3 dias como se fosse o ponto alto do nosso ano e como se Deus só fosse estar ali nesses dias. Então precisa ser tudo perfeito, precisamos estar sensíveis a Sua voz, haverão milagres, etc. Acaba o evento e começamos a organizar o evento do próximo ano. E quanto ao restante do tempo? O Senhor não estará lá? Não precisamos recebê-lo da mesma forma?

Casa toda: morar junto exige adaptação, vulnerabilidade, transparência, exposição. Eu moro sozinha há um tempo e se o Senhor permitir só voltarei a morar com alguém quando este for o meu marido. Eu amo a minha família e amo a ideia de formar uma nova família quando eu casar. Eu amo minhas amigas, mas só dividiria um apartamento se fosse a última opção, porque eu sou legal, mas só até a página dois. Eu não gosto que as pessoas conheçam meus dias cinzas. Neles eu costumo me isolar e só falo o necessário com quem eu preciso muito, senão eu prefiro o silêncio. Eu prefiro que as pessoas fiquem com a minha parte boa, porque eu não gosto de gente reclamona, então quando eu tenho esse comportamento, prefiro ter esse lugar de refúgio.

Mas quando o marido vier, ou se eu tivesse que dividir a casa com outra pessoa, meus dias cinzas estariam visíveis. Minha vulnerabilidade exposta. Não teria a opção de não lavar a louça hoje se eu não quiser. Ou de deixar pra lavar a roupa amanhã. Ou de sair pra trabalhar e deixar a cama bagunçada. Tem alguém ali, esse alguém está vendo a minha desordem.

O exemplo do casamento é melhor aplicável neste momento. Não poderei dizer ao meu marido pra ficar do lado de fora da casa nos dias em que eu não estiver bem. Ele, ao contrário, irá querer estar ao meu lado quando estes dias vierem e eu precisarei estar ao lado dele nos dele também. Não poderei tão pouco limitar os acessos dele na casa. Ele precisa poder ir a qualquer parte e mexer no que tiver vontade, porque a casa é dele também.

O tipo de relacionamento que o Senhor propõe a nós é comparado a um casamento. Ele se identifica como Noivo e chama a Igreja de sua Noiva. Eu sei que eu não sou A noiva, mas nós somos. Todavia, se individualmente não buscarmos esse relacionamento íntimo com o Senhor, esta Noiva nunca estará pronta.

Quando conhecemos a verdade do evangelho e entendemos que o Senhor Jesus veio em carne para morrer e ressuscitar para que tenhamos salvação e vida em abundância, Ele não deseja ser um compromisso semanal ou nos visitar por uns dias. Ele deseja morar em nossos corações. Deseja transformar cada parte do nosso coração. Deseja entrar nas partes que costumamos esconder. Deseja dar seu toque pessoal em cada área das nossas vidas. Ele quer a casa toda!

Não devemos orar por Sua visitação, mas para viver esse relacionamento diário e profundo. Cada dia mais íntimo. Cada etapa por vez. Então ficará fácil reconhecê-lo em tudo. Ficará fácil discernir Sua voz e Sua vontade.

Enquanto ouvia essa mensagem, eu percebi que amo a visitação do Senhor, mas por vezes me esquivo do convite pra ficar pra sempre. Desejo conhecê-Lo mais, mas na medida que isso implica em me expor, ah… disso eu fujo sem perceber. Ele é doce, amável, justo, misericordioso e tantos outros atributos, mas ainda assim eu me esquivo.

Eu te convido a assumir pro Senhor o que tem te afastado dEle. Assumir o que te dá medo e que você tem estado confortável em só ter um tempo semanal com Ele, enquanto dedica horas infinitas pra coisas sem valor. Seja transparente com Ele e se esforce pra diariamente se expor um pouco mais. Pra deixar que Ele entre mais um pouco em sua vida.

Se desejamos ser transformados por Deus e nos tornarmos semelhantes a Cristo (estatura de varão perfeito), precisamos construir esse lugar para que o Senhor more em nossas vidas.

Que Deus abençoe vocês!
Até terça

😉