Dentre toda a nossa linguagem, se eu tiver de escolher um verbo como preferido, acredito que escolho este: aprender! Eis uma coisa que amo na vida: conhecer novas coisas. Sou muito curiosa e praticamente tudo desperta minha curiosidade

Embora minha paixão seja a Literatura, houve uma época da minha vida (pré-vestibular), por exemplo, que gostei muito de matemática, gostava de resolver problemas com contas ‘monstruosas’. Tive professores excelentes ao longo da minha jornada escolar e devo muito do que sei (e do meu gosto pelo saber!) a eles.

No entanto, sobretudo, se há uma pessoa totalmente inspiradora e maravilhosa no quesito ensinos, essa pessoa é Cristo! O maior Mestre de todos os tempos. Cristo é o maior discipulador da história. Ele é assim tão brilhante porque não só ensinou, mas também viveu aquilo que ensinava. Seu exemplo é sublime e até hoje nos incentiva.

Eu poderia usar todos os melhores adjetivos da nossa língua para descrevê-lo aqui, gastaria, com certeza, muitas páginas só com elogios a Ele. Então, vou me deter em três para este post, contudo, tenhamos em mente que de forma alguma as qualidades escolhidas aqui o limitam, certo?

Certa vez, Cristo disse:

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28-30)

Esse é o convite que Jesus nos faz hoje também! E nele podemos perceber que o nosso Mestre é acolhedor, tranquilo e filantropo.

Por quê?

Porque ele começa dizendo ‘venham a mim’, ou seja, Ele nos acolhe; literalmente, nos envolve com sua graça. E diz mais: ‘quem vier a mim eu jamais rejeitarei’ (João 6:37b). Não há rejeição para aqueles que vão até Ele. Portanto, podemos ir com essa confiança.

Após esse acolhimento, vem o descanso. Só conseguimos descansar num lugar tranquilo, não é mesmo? E esse lugar é Cristo, pois é dele que emana a tranquilidade. O apóstolo Paulo, por exemplo, logo depois de nos advertir sobre a ansiedade, afirma que: ‘a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus’ (Filipenses 4:7).

Cristo é o único lugar seguro para as nossas vidas!

E, por fim, reconhecemos nesse convite o seu puro amor pela humanidade – mais uma vez! De acordo com o dicionário, filantropia é um ‘profundo amor à humanidade’. Então, podemos qualificar Cristo como filantropo, já que ninguém nunca nos amou da maneira com a qual ele o fez. Graças a Deus por esse amor!

Então, além de nos trazer salvação e libertação, Ele nos acolhe e nos oferece descanso em meio às aflições da vida, em meio aos dias ruins, em meio ao cansaço diário. Tudo isso porque nos ama incondicionalmente e permanece cuidando de nós por meio de seu Espírito Santo.

Jesus finaliza esse convite nos aconselhando: aprendam de mim! Seu ensino é baseado no amor e não há nada melhor para aprendermos nessa vida senão amar. Até porque os mandamentos de Jesus se resumem nisso, e se assumimos a fé cristã, nada mais justo que viver como Cristo viveu, né? Ele é a nossa referência! Essencialmente, Ele é manso e humilde, então, se o seguirmos e imitarmos sua conduta nos aproximamos de suas qualidades.

Em Cristo temos um lugar seguro de paz e amor. Por meio de seus ensinos nos tornamos pessoas melhores. Então, vamos nos dedicar? A partir desse convite, vamos aprender mais com Cristo? 🙂

 

Com carinho,

Tathi (@DiarioDaTathi)

Comente!