A paz, gurizada! Tempo atrás, tive oportunidade de compartilhar aqui a respeito do poder de nossos sonhos. Este post é uma complementação da conversa anterior.
Para ser bem sucedido na vida, não é segredo que a obediência ao Senhor é necessária. Esta ideia amplia-se aos nossos sonhos, já que para que eles possam ser reais, precisamos conciliar cada um deles com o propósito de Deus.
O profeta dá o recado do Senhor:
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. Isaías 55.8-9
O primeiro risco que corremos é o de achar que sabemos o que é melhor para nossas vidas. Fazemos planos, programações, diversas anotações na agenda, um monte de alarmes no celular, mas esquecemos do principal. Não cai o braço nem dá cãibra permanente na língua perguntar a Deus se Ele concorda com nossos planos. Mesmo assim, tem gente que prefere confiar em si mesmo e, por consequência direta, deixa de crer no Senhor. Lembre-se que as chances de ser bem sucedido sem a dependência do Senhor são mínimas.
Outro vacilo é dar ouvido aos outros e permitimos que eles “sonhem” por nós. Exemplos: um pai que sonha que seu filho se torne médico; uma amiga que quer que a outra tenha um compromisso com o rapazinho que toca no ministério de louvor; o irmão mais velho que espera que o caçula abra uma empresa com ele, mesmo sabendo que o irmão não tem jeito com negócios.
Também é errado invejar o que as pessoas ao redor já conquistaram. “Ah, se Fulano que é Fulano tem isso, por que eu não tenho também?”, “Todo mundo casou na igreja. Eu que não vou ficar solteiro! Irmã, eis que te digo que tu serás minha varoa!”. Parece piada, mas essas coisas ocorrem às pencas.
Viver para agradar os outros só acumula frustrações. O cristão fica refém dos sonhos alheios e perde boa parte (senão tudo) do que Deus tinha preparado especialmente para ele.
Não podemos duvidar quando a Palavra diz que Deus tem o melhor para nossas vidas. Então, preocupe-se mais em ouvi-Lo. Aquilo que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o que não adentrou o coração humano é o que o Senhor tem preparado para aqueles que o amam (1 Coríntios 2.9). Mas Ele nos revela através do Seu Espírito o desejo de nos abençoar. Estes são os sonhos que devem ser alimentados pela fé e fortalecidos em oração.
Somente em Deus temos as palavras que nos levam à vida eterna. Sonhar é a bênção que nos dá oportunidade de enxergar o que o Senhor quer dar para cada um de nós. Não perca o foco!
Semana de vitórias. Até mais. Abração!
Comente!