HÁ QUEM DIGA QUE O “TEMPERAMENTO” É O “SIGNO” DO CRENTE. Isso porque é muito comum ver pessoas justificando suas ações pelo seu “temperamento”.

Já ouvi “Desculpe se fui explosivo, é que sou colérico” e “É do meu temperamento ser vingativo mesmo” 😳

Não quero, nesse post, entrar no mérito da questão “crente que acredita em signo”, mas quando usamos as particularidades de uma personalidade pra justificar um pecado, é tão estranho quanto dizer que você só fez determinado tipo de coisa porque “a lua estava em libra”.

Temperamento é o conjunto de tendências e características que determinam o comportamento do indivíduo. Deus te fez de modo especial, não existe ngm nessa terra igual a você! Mas Deus não te “temperou” aleatoriamente! Ele o fez de forma intencional com particularidades pra te ajudar no cumprimento do seu chamado.

O erro está quando a gente tenta amenizar uma tendência carnal do nosso temperamento dizendo “vou morrer assim porque é do meu temperamento, Deus me fez assim”.

Quando a gente inicia o processo de conversão à Cristo, e vai submetendo tudo à liderança do Espírito Santo, Ele vai agindo em cada recamara da nossa alma, curando memórias, tocando em traumas, equalizando emoções e consequentemente, convertendo comportamentos. Não tem como continuar o mesmo!

O Adão que há em nós argumenta “só pequei por conta do temperamento que me deste”, mas precisamos assumir a responsabilidade sobre o que fazemos, porque essa terceirização bloqueia o arrependimento genuíno e sem ele não há conversão efetiva.

A plenitude de vida que Ele nos oferece através do fruto do Espírito (Gál 5:22-23) contém uma força para cada uma das fraquezas dos quatro temperamentos.

Pedro era sanguíneo. Paulo, colérico. Moisés, melancólico e Abraão, fleumático. Porém, nenhum deles permaneceu igual! O relacionamento com Deus nos transforma, afinal, a Palavra nos revela Jesus e é a Ele que vamos nos assemelhando dia após dia!

Seu temperamento também precisa passar pela cruz e se converter!

Você sabe o seu temperamento predominante? Todos temos um pouco dos quatro, mas sempre haverá um que se destacará.

Post escrito por Lenara

Comente!