Quando você ouve a palavra “missões” e/ou “missionário” qual a primeira coisa que vem a sua mente? Normalmente pensamos num seleto grupo de pessoas em um local bem distante, falando de Cristo para outras pessoas. Não que esse seja um pensamento errado, mas é um conceito incompleto. Nós também somos missionários e devemos exercer esse propósito mesmo que não saiamos de nossas cidades para isso.
Qual o meio mais comum e eficaz de nos comunicarmos? As palavras! Sejam elas escritas ou faladas. E qual o meio que Deus se revelou a nós e nos comunica sua Salvação? Sua Palavra. Deus escolheu o meio da graça pelo qual os Homens seriam salvos, qual é esse meio? A pregação do Evangelho.
Romanos 10.17 diz “E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo”.
João 8.31,32 “Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
Sendo essa a forma que Deus escolheu para que as pessoas fossem salvas nós veremos hoje que todos nós somos chamados a anunciar as boas novas.
“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes: Toda autoridade me foi concedida no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-lhes a obedecer a todas as coisas que vos ordenei; e eu estou convosco todos os dias, até o final dos tempos.” Mateus 28.18-20
Jesus havia ressuscitado e combinou de encontrar seus discípulos na Galileia em um monte e ali diante deles entregou uma missão, um propósito, é o que chamamos de A Grande Comissão.
1) Jesus começa com uma poderosa realidade: TODA autoridade me foi dada no céu e na Terra.
2) Ele comissiona: PORTANTO, IDE. Baseados na autoridade de Cristo, firmados nesse fundamento, nós devemos ir fazendo discípulos. Os que se tornam discípulos são também discipuladores.
3) Ensinando a obedecer: O ensino aqui está estabelecido não somente como algo doutrinário mas como algo ético. Viver o que se prega e pregar o que se vive.
4) A promessa de que Jesus estará conosco até a consumação: Ele estará com todos os discípulos os ajudando a cumprir o IDE. Obs. Só Deus é onipresente e aqui Jesus revela mais uma característica de sua divindade. Jesus é Deus.
Nós temos um propósito. Um chamado. Um comissionamento dado pelo próprio Cristo: IDE. Precisamos entender que como cristãos temos que viver uma vida em missão. Entender o chamado cristão é entender o chamado missional de fazer discípulos. Anunciar Cristo. Não só pregar, mas viver o evangelho, demonstrando com atitudes àquilo que cremos.
C.H. Spugeron disse: “Evangelismo é um mendigo contando a outro onde encontrar pão”.
Todos nós somos missionários. Não somente aqueles que vão para outro continente. Somos missionários em nossas famílias, em nossos empregos, em nossa escola. Sempre haverá alguém que precisa ouvir sobre o Evangelho.
Crie laços, desenvolva relacionamentos com pessoas que precisam ouvir o evangelho, viva o evangelho de forma que o nome do Senhor seja glorificado e então anuncie o evangelho explicando (com palavras) o plano de Salvação.
SIGA-NOS!