Fruto-do-EspiritoGalera, a paz! Por um considerável tempo de vida cristã, ao ler a conhecida passagem de Gálatas, eu achava que o Espírito Santo se manifestava em nós através de frutos (no plural). Logo, acreditava que na medida que desenvolvíamos o caráter de Cristo, mais e mais frutos eram acrescentados à bagagem espiritual.

Confesso que foi um choque quando dei conta que no texto Paulo refere-se ao fruto do Espírito (no singular):

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5.22-23

A partir daí, comecei a imaginar o fruto do Espírito como uma laranja ou uma tangerina, que possuem vários gomos. A totalidade dos gomos é que faz da laranja uma laranja. De maneira semelhante, a unidade dos dons do Espírito Santo compõe o fruto em nossa vida.

“Ah! Mas eu tenho alguns dons mais desenvolvidos que outros.”, você deve estar pensando. Bem-vindo ao time! hehehe É nossa missão fazer com que todos os dons se desenvolvam de maneira similar, não permitindo que o fruto do Espírito se torne, de certo modo, um Frankenstein (com partes maiores que as outras).

Acha que é difícil equilibrar os dons espirituais? O caminho mais acertado que você precisa tomar é o de aprender a depender mais do próprio Espírito Santo. Já que Ele é o agente responsável pelo desenvolvimento do fruto, nada melhor que aprender com o Senhor a ter mais amor, alegria, paz, longanimidade…

Não pense que da noite para o dia você terá o fruto plenamente desenvolvido. O amadurecimento é um processo contínuo para o cristão, independente do tempo que ele possui de conversão. Pedro enfatiza esse aspecto em uma de suas cartas:

Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 2 Pedro 1.5-8

Enquanto estivermos por aqui, temos essa tarefa de desenvolver o fruto do Espírito. A grande diferença é que o Professor está disponível a todo instante para nos ajudar.

Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!

Comente!