Graça e paz. Crescemos numa cultura que incentiva a busca pelo sucesso. “O céu é o limite” e “Você é do tamanho de seu sonho”, dizem as falas clichês de autoajuda. Ao trazer essa mentalidade ao meio cristão, tem muita gente que acaba pensando que Deus tem obrigação de proporcionar àqueles que creem nEle tudo do bom e do melhor incondicionalmente. “Não sou dono do mundo, mas sou filho do Dono”, dizem os membros de igreja que são aspirantes a grandes posições na sociedade.
Mas o que a Bíblia nos ensina a respeito de tudo isso? O anônimo escritor da epístola aos Hebreus dá o recado (que para alguns pode soar como um tapa na cara):
Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13.5
Entender esse versículo traz sossego ao coração ansioso de quem pensa que para ser muita coisa na vida é preciso estar acima dos outros. O crente deve agir sem avareza, demonstrando que as preocupações dele não são mesquinhas como as de quem não tem Deus como Senhor (Mateus 6.31-32). Se você acredita de verdade na provisão divina saberá que não lhe faltará nada que necessita de fato.
A segunda parte do texto aparenta uma linha conformista. Mas contentar-se com o que tem traz o sentido de saber agradecer ao Senhor pelo que Ele já fez por nós e repousar na certeza de que Ele continuará agindo por nosso bem (Filipenses 4.6-7).
O texto elimina de vez a inquietação da alma quando estende uma promessa própria do povo de Israel (Deuteronômio 31.6-8) a toda pessoa que crê no senhorio de Deus. O Senhor não nos abandonará ao léu. Se Ele tem cuidado de nós, assim continuará fazendo.
O cristão maduro sabe dizer “não” ao imediatismo do mundo. Ele entende que em Deus há resposta para seus temores. Também tem claro em sua mente que não é necessário participar de uma competição imaginária com os outros para provar ao mundo que é o melhor no que faz.
O contentamento que devemos ter é o de quem não tinha nada além da condenação eterna e hoje tem o privilégio de estar próximo de Deus (Hebreus 10.19-23).
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!