esticar-a-cordaE aí, galera. Tudo na paz? Jeremias fala que as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos por nossos pecados (Lamentações 3.22). Provavelmente ele utilizou a palavra misericórdia pelo fato do conceito de graça não ter sido revelado ao povo hebreu até aquele momento (cerca de 590 a.C.). Um cristão deve identificar de imediato nessa passagem a figura do favor imerecido de Deus a todos que confessam fé em Jesus.

Paulo escreve que a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens (Tito 2.11). Sem dúvida! Se não fosse pela graça, quantos já teriam morrido por se apresentarem de maneira indevida diante do Senhor, como Nadabe e Abiú (Levítico 10.1-2)? Ou seriam punidos pela inconsequência das decisões nos seus ministérios, como foi Uzá (2 Samuel 6.6-7)?

A impressão que dá é que Deus agia de maneira mais dura no Antigo Testamento. E, com o sacrifício de Jesus, tudo estaria mais light para quem quiser seguir uma vida de fé. Muito pelo contrário. A igreja de Roma caiu no erro de entender as coisas nesse sentido. Tanto é que o sexto capítulo da carta escrita para eles é totalmente dedicado a expor a doutrina da graça.

E daí? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum! (…) Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6.15 e 23

O pecado continuará trazendo consequências desastrosas a quem o pratica, independente de quanto tempo a pessoa tem de conversão, quantas vezes leu a Bíblia, quantas momentos de oração tem por dia. Se dependêssemos de nós mesmos para alcançar justificação diante de Deus, não estaríamos nem respirando agora. Mas o Senhor, em Seu infinito amor, entregou o próprio Filho para pagar o preço de todos os pecados que cometemos.

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro). Gálatas 3.13

A graça não é desculpa para continuarmos a levar uma vida de erros. Ela é um motivo para glorificarmos Deus mais ainda. Também é razão para nos afastarmos de tudo que nos escravizava no passado, tendo certeza que somente em Jesus teremos nossos anseios satisfeitos.

Semana de vitórias, em nome de Jesus. Abração!

Comente!