O que é ser um discípulo? Segundo o dicionário, discípulo é alguém que recebe instrução ou ensino de alguém, ou aquele que segue os conselhos, ideias e doutrinas de outro. O discípulo é aquele que segue e é instruído. O discipulador é aquele que é seguido e instrui. O discípulo e o discipulador estão em uma relação chamada de discipulado.

Somos salvos para sermos discípulos do Senhor. Primeiro ele nos chama e nos perdoa e, depois, nos convida a segui-lo. Não invertamos a ordem! Não precisamos ser discípulos perfeitos para recebermos a salvação e o perdão dos pecados. Mas o Senhor nos salvou com um propósito, para nos tornar seus discípulos. Todo aquele que foi salvo, será um discípulo. Todo aquele que foi salvo, será um seguidor de Jesus que aprenderá dele, receberá sua instrução e o terá como mestre.

Em Mateus 11.28-30 a bíblia nos diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Essa passagem em Mateus 11.28-30 nos ensina exatamente isso. Essa é uma passagem comumente usada para confortar cristãos cansados, o que não acho que seja errado, mas creio que seu significado seja bem maior. O Senhor chama pecadores a Ele. Chama os cansados, oprimidos pelo peso do pecado, aqueles que não encontram satisfação em nada a virem até ele: “Vinde a mim”. Sem condição nenhuma ele promete “Eu vos aliviarei”. Esse é o chamado da graça, colocado diante de todos os pecadores. Um dia nós também ouvimos o senhor nos chamar intimamente, com graça poderosa, ou não teríamos nos tornado cristãos. Irmão, desista de tentar se salvar e ouça o chamado do Senhor. Ele não impõe condições. Vá até Ele e ele te aliviará.

Mas depois há um novo chamado. “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim”. Primeiro vamos analisar o que significa “Tomar o Jugo”. Jugo é uma peça de madeira que é colocada sobre o pescoço de dois bois para que eles andem na mesma direção. O Senhor está apresentando seu jugo em contraposição ao jugo da lei de Moisés, intensificada pelos Fariseus, que exige que você conquiste sua salvação com suas obras. Só quem permanece em todos os pontos da lei pode ser salvo. Mas esse é um jugo muito pesado para nós. Por isso o Senhor oferece o seu jugo, que é leve, suave a agradável. O jugo do Senhor é uma obediência que brota do amor. É um caminhar com Ele que surge da salvação já dada e garantida por Ele mesmo.

Analisemos agora a expressão “aprendei de mim”. O Senhor nos chama para sermos seus alunos, aprendizes ou discípulos. E a matéria que aprenderemos é Ele Mesmo, Cristo! Aprenderemos a ser conformados a sua imagem. E ele não é qualquer um, é só o homem mais manso e humilde de coração que já existiu. Ele quer nos tornar mansos e humildes de coração, como Ele mesmo é. Louvado seja seu nome!

Stephen Kaung, um irmão chinês que pregou até os 103 anos, observa uma coisa muito interessante. O jugo é colocado sobre dois bois. É como se o Senhor fosse um desses bois e nós o outro. Ele é um boi manso e humilde de coração. Nós somos bois rebeldes, tolos e arredios. Nós tentamos fugir do jugo, mas Ele, que é mais forte do que nós, anda sempre na direção de Deus e não nos deixa nos afastarmos muito do caminho. E assim, vai nos disciplinando, nos amansando, nos ensinando e nos discipulando.

E Cristo termina dizendo, e “achareis descanso”. Na salvação ele nos dá alivio, mas aqui o Senhor nos mostra que há um descanso, uma satisfação, uma paz e uma alegria que só pode ser encontrada quando aprendermos dEle. Quando aprendemos quem Ele é e aprendemos e agir como Ele, ou seja, quando formos seus discípulos de verdade, teremos descanso. Quanto mais discipulado, mais descanso e satisfação. Que Deus nos ajude!

Comente!