Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?
Provérbios 1:22

Já diziam alguns: conhecimento é tudo, é algo que ninguém pode tirar de você. Apesar de esta frase normalmente ser utilizada para conhecimentos acadêmicos, vamos tratar o conhecimento como a Bíblia – em especial, o livro de Provérbios – nos apresenta. O verdadeiro conhecimento e a verdadeira sabedoria têm o seu princípio no temor do Senhor (v. 7). De nada adianta diversos títulos, um vasto e panorâmico conhecimento acerca dos mais variados assuntos, se tudo isto se baseia em nada mais do que tolice espiritual.

Provérbios 1.22 nos questiona: vamos nos contentar com a nossa inexperiência? Dizem alguns que os mais faltosos de conhecimento são os mais fáceis de se contentar. Vemos isso materializado na classe política com o famoso “pão e circo”: se me dão o que comer e algo pra eu dar risada, o resto não tem pressa. Isto porque minha falta de conhecimento me impede de medir os fatos com clareza. É esta a ideia aqui. A Palavra de Deus é a sua Sabedoria, o Cristo é a Sabedoria e o conhecimento de Deus, e Ele se revela a nós, que devemos abraçar todo este conhecimento. É conhecer a Deus pelos arrepios que sinto quando ouço aquela canção gospel? Não! É conhecer a Deus pelo que eu fico matutando na minha cabeça, até encontrar respostas pra minhas perguntas dentro de mim mesmo? Não! É conhecer a Deus pela Palavra revelada.

Nos dias de Noé, diz a Bíblia, as pessoas comiam, bebiam, casavam-se e viviam suas vidas como se nada estivesse acontecendo. Enquanto isso, Noé estava lá construindo a arca, porque, fazendo uso do conhecimento que Deus o tinha revelado, e obedecendo à Palavra do Senhor, aguardava o grande dilúvio. Quando o dia chegou, ele entrou com sua família e fechou a porta, e a ira de Deus nas águas consumiu todos os demais, que zombavam dos atos de sabedoria de Noé (Mt 24.38,39). Desprezaram o conhecimento de Deus.

O verso 22 de Provérbios 1 é a fala da personificada Sabedoria, que é colocada como alguém que clama nas praças públicas a todos para que ouçam o que ela tem a dizer. Isto casa perfeitamente com o que Moisés escreve:

Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.
Deuteronômio 30:14

A Sabedoria de Deus, o Cristo, clama a todos para que adquiram a Sabedoria, o conhecimento revelado da boca de Deus. Não como um coitado, mas como quem estende a mão oferecendo ajuda. Haverá um dia que a Sabedoria deixará de clamar. E você terá ouvido a Sua voz?

Em Cristo,
Lucas

Comente!