Olá, manos e manas! Hoje vim falar com vocês sobre idolatria. Acredito que já escrevi acerca do assunto aqui outras vezes, mas gostaria de te perguntar hoje: quem é seu ídolo? Alguns têm ídolos menos “visuais”, como pecados internos, desejos. Outros, têm ídolos em pessoas, como filhos, pais, marido ou esposa e famosos. Com ídolo eu não quero dizer alguém que você admira, mas sim alguém que toma o lugar de Deus na sua vida.

Esses dias eu estava lendo Atos e me deparei com a seguinte passagem:

Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: “Levante-se! Fique em pé!” Com isso, o homem deu um salto e começou a andar. Ao ver o que Paulo fizera, a multidão começou a gritar em língua licaônica: “Os deuses desceram até nós em forma humana!” A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo chamavam Hermes, porque era ele quem trazia a palavra. O sacerdote de Zeus, cujo templo ficava diante da cidade, trouxe bois e coroas de flores à porta da cidade, porque ele e a multidão queriam oferecer-lhes sacrifícios. Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando: “Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas-novas para vocês, dizendo que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.

Atos 14:8‭-‬15 NVI

 

Eu achei muito interessante que Paulo e Barnabé rasgaram suas vestes quando as pessoas passaram a os venerar. Rasgar vestes antigamente era um sinal de profunda tristeza, entre outras coisas. Era usado, por exemplo, em ocasião de luto. Isso traz lições muito interessantes a nós. Por exemplo, que não devemos idolatrar. Ok, essa talvez já seja mais conhecida, mas eu também vejo que traz mais uma lição: não desejar ser idolatrado. Por muitas vezes as pessoas, até sem perceber, se posicionam como superiores, como seres dignos de louvor e atenção. Com isso, as pessoas assumem a posição de Deus em suas vidas e, naturalmente, como o Senhor nos ensina que só podemos ter um Deus, não há espaço para Ele enquanto trocarmos esse lugar pelo de qualquer outra pessoa. Você não conseguirá honrar a Deus enquanto Ele não for o primeiro em seu coração e, também, outra pessoa nunca conseguirá suprir essa necessidade por Ele (logo é injusto demandar demais de alguém, colocar todas as suas expectativas nela e a venerar).

Deus te deu a vida de presente. Com isso, te convido a observar sua vida e ver se o Senhor tem sido o primeiro em seu coração. Somente Ele é digno de toda honra e glória.