QUANDO BELEZA NÃO VAI A MESA…

( As sete vezes que David chorou 3 )

Na semana passada vimos o incesto de Amnon com Tamar, ambos filhos de David e vimos o assassinato de Amnon por seu meio irmão, Absalão! Quanta razão para choro, não? E a palavra fala que David era um homem segundo o coração de Deus…o  que conhecemos e entendemos do coração de Deus?     Beleza não vai a mesa ( de Deus )…

Absalão era muito bonito, talvez um dos filhos mais belos de David. Tinha fama por ser assim. Quando andava pelo palácio do rei, ou a cavalo no meio da multidão, deveria provocar muitos suspiros das garotas de Israel! Tinha cabelos longos e devia ser muito carismático também. Diz a Bíblia que ele ” não tinha defeito nenhum desde a planta do pé ao alto da cabeça” 2Sm 14:25

Tinha um cabelo longo que era cortado uma vez ao ano por ficar muito pesado – o peso de seu cabelo era de 200 siclos ( v.26) ; um siclo = 11 gr., então 200 siclos seriam 2200gr ou 2 quilos e 200 gramas de cabelo. Pesado, mulheres????

Ele ficou três anos de ” exílio”, foragido pela morte de seu irmão Amnon (2 Sm13:37,38). Depois disso , David já se sentia consolado pela morte de seu outro filho e sentia saudades de Absalão(v.39) David permitiu que Absalão voltasse e ficasse na casa de Joabe, mas não o queria na sua própria casa. Assim Absalão ficou mais  2 anos em Jerusalém sem ver o rei ( v.28)

Após mais algum tempo, Absalão resolveu começar sua “campanha política”. Criou uma escolta de 50 homens, carro e cavalos e ia a entrada da porta da cidade para aconselhar o povo. “Também quando alguém se chegava a ele para lhe prestar reverência, ele estendia a mão, e pegando nele, o beijava. Assim Absalão fazia com todo israelita que vinha lhe pedir justiça. Desse modo Absalão conquistou o coração do povo de Israel”

Um filho fazendo campanha contra seu próprio pai. Ainda seguindo o conselho de Aitofel, um dos homens que acompanhava Absalão, aquele sugeriu para que este armasse uma tenda no meio do terraço do palácio para que ali, Absalão se deitasse com as dez concubinas que David deixou no palácio quando fugiu. “Assim quando todo Israel ouvir que te fizeste detestável para com teu pai, a todos que estão contigo se reanimarão”. cap.16:21 E assim foi…montaram um BBI ( Big Brother Israel) para todos verem e menosprezarem a David, pois seu filho o humilhara com suas próprias mulheres. Além de tudo, Absalão era lindo, desejável, quantas pessoas não pagariam um ” pay-per-view” para ver o filho do rei transando com suas esposas ????

Alguns esclarecimentos:

David ” fugiu” de Absalão, não por medo dele, mas por não querer lutar contra o próprio filho ( coração de pai ).

David saiu da cidade com seu exército e o povo pranteava por ele. Tinha a cabeça coberta, caminhava de pés descalços chorando. O povo que subia com ele também tinha a cabeça coberta e subia chorando sem cessar. cap.15:30,31

No meio dessa loucura toda, seu filho o perseguindo, David subiu ao Monte das Oliveiras, ao topo, ” onde se costumava adorar” cap.15:32 . Ali David chorou, adorou e recebeu as noticias sobre o que acontecia com Absalão. (adoração, sofrimento, quebrantamento, busca de direção divina)

Quando Absalão cresceu na sua ” campanha” e teve Hebrom ao seu lado, resolveu lutar contra seu próprio pai e matá-lo para se tornar rei!!!!

Os salmos 4 e 5 falam da situação de David na noite anterior a batalha contra seu filho Absalão, e da manhã ( após descansar em Deus durante a noite prévia da batalha contra seu próprio filho! ) Leia depois estes dois salmos nesse contexto! Como você se sentiria na véspera de uma batalha violenta e…contra seu próprio filho??? Há alguma forma de descansarmos em Deus quando em situações como essa???

 

Bem, o final desta história é triste…Absalão se levantou contra os exércitos de David e foi derrotado. Sua morte? Sim, ele ficou preso pelos cabelos em uma árvore, quando passava por baixo dela montado, tentando fugir da sua derrota…seu lindo cabelo, tratado e invejado por homens e mulheres do reino, seu lindo cabelo foi o instrumento de sua queda e morte…Joabe, capitão do exército de David, viu Absalão indefeso, pendurado nos galhos da árvore, foi até ele e tomou três dardos e com eles traspassou o coração de Absalão matando-o  cap.18:14

David chorou e amargou intensamente a morte de seu filho…mesmo sabendo que ele o queria matar… ( amor de pai?)

Beleza é um atributo divino…Deus é belo. Mas o que é o belo? O que é ser belo(a)? A beleza física determina quem somos? Nos sentimos seguros e escondidos atrás dela? Tenho convivido com tanta gente bonita que é totalmente insegura, ou amedrontada, ou incerta das sua decisões, sentimentos…por que será?

Não estou fazendo aqui a apologia dos ” mais feinhos”, ou o consolo dos ” encalhados”, enfim, como queiram…estou falando de atributos não mutáveis com o tempo…Costumo sempre brincar com esta idéia: ” A menina que quando casa é um “violino” pode, depois de ter seus filhos , se tornar um ” violoncelo” …rs  Há garotas que não querem ter filhos por ter medo de virarem ” violoncelos”…o que vc acha disso??? A vida é um filme real, não de Hollywood

David viveu, sofreu, errou, venceu e aprendeu…Deus é supremo em tudo

Beleza não se põe na mesa de Deus…arrependimento, confissão, mudança de vida, sim!

Deus te faça um homem ( mulher ) segundo Seu coração, alguém belo aos Seus olhos!

Comente!