Paz galera, tudo bom?

Fim de ano chegando, muita gente já esperando as férias, fazendo compras, se preparando para encontrar a família, parentes distantes, viajar… Coisa boa! Mas ainda dá tempo de aprender algo né? “Aprender” não, na verdade acho que a palavra certa é “reforçar” algo que você com certeza já aprendeu antes.

Vamos ao texto então e que Deus fale com você!

fofoca separa

Leia esta passagem:

“Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” Tiago 4:11-12

Forte, não é mesmo?

O texto é bem autoexplicativo mas vamos lá, Tiago estava exortando os irmãos a não falarem mal uns dos outros, porque fazendo isso o difamador se tornaria um juíz da lei – papel que não temos condição de ter – ao invés de observadores e seguidores dos mandamentos de Jesus. Como se não fosse suficiente, Tiago ainda dá a famosa “voadora no peito” falando: “só conheço Um cara que é Juíz, e Ele é Jesus, justo, fiel, digno, poderoso, criador. Você, então, quem pensa que é”?

Tiago ainda fala no capítulo 3 que a língua é um pequeno membro mas que contamina e inflama todo o corpo, que por ela falamos benção e maldição ao mesmo tempo e que bendizemos a Deus mas que falamos mal e amaldiçoamos nossos semelhantes – que são a semelhança de Deus.

Eita coisa complicada nossa língua!

Mas hoje queridos, meu objetivo não é dar nenhuma “bronca” em ninguém, quem sou eu pra isso, pelo contrário, quero te incentivar a ter outra perspectiva sobre este assunto, que tal Promover a Comunhão ao invés da discórdia?

Sei o quanto é difícil ver as coisas que os outros fazem e simplesmente ficar quieto, não emitir opinião, não julgar, não falar mal, não difamar para outros… As vezes é quase impossível segurar este impulso e, na verdade, só conseguimos com a ajuda do Espírito Santo! Mas que tal fazer o possível para ressaltar

os pontos em comum que temos, ressaltar as obras de Cristo em nós e na Terra e fazer com que essas coisas
sejam mais fortes do que nossas diferenças?

Um excelente exemplo, na verdade o melhor, é Jesus, como sempre! Ele foi xingado, difamado, mentiram contra Ele, bateram, açoitaram, torturaram… E mesmo assim Ele não difamou, Ele não falou mal, não fofocou e continuou amando incondicionalmente! Daí você me fala “mas Ele era Deus”, sim verdade, mas viveu como um de nós, como homem e foi sujeitado a todas as coisas que estamos sujeitos e venceu todas! Nosso papel na Terra é desenvolver o caráter de Cristo e temos um ajudador nessa história o Espírito Santo – então essa luta é passível de vitória!

Querido(a),

Falaram mal de você? Perdoe! Você é um ser eterno, acha que vale a pena guardar essas coisa pequenas no coração?

Te difamaram? Não se justifique, você tem um Justo Juíz para isso.

Você viu alguém caindo? Não fofoque, ore pela pessoa, é Deus quem realmente pode ajudar a pessoa!

Estão falando mal de alguém pra você? Seja pró ativo e peça para a pessoa contar diretamente para o envolvido o que ela queria contar a você.

Alguém na sua Igreja foi levantado e você não? Ore para que essa pessoa seja usada por Deus, não fique com inveja nem difame ela, toda autoridade é instituída por Deus, ir contra ela é ir contra Deus. E se você sabe fazer melhor, peça a Deus uma chance para isso, mas não para mostrar que você é melhor, mas para edificar mais o Reino, a intenção do seu coração conta muito!

A comunhão é algo tão forte, importante e precioso, não deixe que ela acabe! Fofocas, difamações, mentiras e outros separam o corpo de Cristo, separam amigos, destroem relacionamentos e amargam as pessoas envolvidas!

Por isso aja com sabedoria e conte com a ajuda do Espírito Santo para ser uma pessoa que promove a união e não a contenda. Que ama, ao invés de julgar. Que ajuda ao invés de afastar.

Amém?

Não somos perfeitos, mas isso não significa que não devemos buscar a perfeição e a renovação da nossa mente, melhorar nosso coração e nossas ações à Luz de Cristo! É uma jornada e, como já falei, não estamos sozinhos nela!

Então se você sentiu que este texto falou com você, como falou comigo, ore para que Deus te ilumine o entendimento, quebrante teu coração, te ajude a liberar o perdão e ajuda a segurar a língua na hora da fofoca, da difamação, da mentira. Te ajude a acolher os fracos e necessitados, não rejeitá-los pelas suas atitudes erradas, nem julgar, mas amar, como Deus nos ama!

fechar a boca

Oro por isso, por mim e por você. Espero que realmente possamos viver mais em comunhão e não em brigas!

Deus abençoe!

Com amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira