Olá! 🙂

No post de hoje, quero falar sobre algo simples, mas fundamental em nossa caminhada cristã: perseverança!

Já parou para pensar que: ‘… a perseverança pode vencer qualquer dificuldade’ (Provérbios 25:15b)?

Perseverança é palavra bonita, finíssima
Rima com esperança
Combina com confiança…

Na verdade,
Há um punhado de palavras parecidas,
Recheadas de ternura, que embalam o coração da gente

Dão um quê de delicadeza à vida;
Fazem florescer, bem na alma,
Bem onde parecia não haver saída

Escrevi esses versos enquanto pensava nos ensinamentos de Cristo e me lembrei, claramente, de quando Ele nos alertou sobre as aflições deste mundo.

Encontrei beleza na palavra perseverança quando conheci seus sinônimos: consistência, constância, coragem, dedicação, firmeza, garra, insistência, paciência, persistência, rigor, batalhação, fidelidade, insistência, permanência.

É verdade que essa palavra é difícil de ser praticada! Às vezes, todos esses sinônimos se perdem no meio do caminho… Todavia, se repararmos bem, a perseverança deixa o coração cheio de paz quando o faz de lar.

Pensando nesses sinônimos, temos ainda o que Paulo ensinou aos romanos:

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. (Romanos 5:3-5)

Em alguns momentos a vida é bem dura, né? E por mais que tenhamos fé, não conseguimos enxergar as circunstâncias cooperando para o nosso bem, como Paulo já disse.

É justamente nas tribulações que a perseverança nasce, e, de fato, ela precisa nascer. É por meio dela que alcançamos um caráter aprovado, ou seja, é por meio dela que somos lapidados.

Voltando às palavras de Jesus, Ele nos pede BOM ÂNIMO! Acredito que a força que alimenta nossa perseverança vem disso.

Ter bom ânimo em meio às aflições não deixa de ser um ato de confiança em Deus. Pois, é quando agimos de forma confiante que demonstramos nossa total dependência nEle.

E tudo isso vem de Deus para que compartilhemos uns com os outros. Nossos testemunhos encorajam e dão forças àqueles que, assim como nós, passam por momentos difíceis.

Portanto, vamos perseverar! Tenhamos bom ânimo! Compartilhemos uns com os outros os nossos desertos para que aprendamos a cada dia mais com nosso Mestre.

Aproveito o assunto, para compartilhar aqui uma reportagem linda que vi enquanto postava este texto aqui: Usando arte, mãe mostra para as filhas as possibilidades que a vida oferece, apesar das adversidades

Com carinho,

Tathi

Twitter: @DiarioDaTathi
Instagram: @tathi_oliveira

Comente!