A vida é uma guerra!

Sim, estamos em constante guerra não importa onde estamos, com quem estamos e quão bem ou mal estamos, o fato é que estamos e constantes batalhas quase todos os dias e momentos!

Se não percebemos isso, bom, tem algo de errado conosco então!

Poderia gastar um post – na verdade alguns posts – só falando dos tipos de batalhas que travamos todos os dias. Como por exemplo a batalha contra o pecado que constantemente nos rodeia.
Ou a batalha contra o mal em nós.
Ou a batalha para sermos fiéis a Cristo.
Ou a batalha em nossos relacionamentos.
Ou a batalha contra os maus sentimentos em nós, como a ansiedade, depressão e afins.

Mas hoje, quero falar sobre uma batalha muito, muito subliminar que talvez não tenhamos percebido ainda: a batalha pela glória!

As palavras mais usadas nos dias de hoje são:
“Meu futuro”
“Minha vida”
“Minha necessidade”
“Meu, meu, meu!

Essas palavras se tornam nossas atitudes e fazem parte do nosso comportamento egoísta. Isso é tão real que a palavra “Selfie”, aquela que você usa quando tira foto de você mesmo, se tornou parte oficial da língua Inglesa e hoje pode ser encontrada num dicionário.

Óbvio que este fato é apenas o reflexo de uma sociedade egoísta com indivíduos que pensam somente em si próprios.

Vamos pegar a história de Nabucodonosor em Daniel 4 como exemplo. Se você conhece a história sabe que era o rei do maior império na época dele, dominava muitos povos e nações, era muito poderoso. Mas certa noite Deus deu a ele um aviso num sonho que o império dele cairia e ele seria rebaixado a viver como uma besta do campo.

Um dos motivos da decadência de Nabucodonosor foi que ele deixou o poder “subir à sua cabeça” a ponto dele se achar Deus. Mas tenho quase certeza que o poder não subiu à cabeça dele do dia para a noite. Como é em nós, o pecado nem sempre se parece com pecado e nem sempre parece perigoso, mas é.

E aqui faço a primeira pergunta para nossa reflexão: será que temos feito algo que nos fez sentir melhores, maiores, superiores aos outros e será que isso está subindo à nossa cabeça?

Pense nisso. Pode ser desde se sentir melhor por cantar no louvor enquanto seu irmão que sempre quis nunca conseguiu. Ou algo em seu trabalho que te faz se achar superior aos seus colegas e pares, ou alguma situação em sua casa que te faz achar se maior que seus pais ou irmãos.

Se isso está acontecendo, como aconteceu com Nabucodonosor que foi avisado a deixar aqueles atos, este é o seu aviso de que, não importa quão forte, grande, rico ou poderoso você for, DEUS SEMPRE VENCE a batalha pela glória!

Veja o aviso de Nabucodonosor em Daniel 4:27-29

“Portanto, ó rei, aceita o meu conselho, e põe fim aos teus pecados, praticando a justiça, e às tuas iniqüidades, usando de misericórdia com os pobres, pois, talvez se prolongue a tua tranqüilidade.
Todas estas coisas vieram sobre o rei Nabucodonosor. Ao fim de doze meses, quando passeava no palácio real de Babilônia,”

Repare que Deus não deu apenas um aviso ao rei, mas também deu um prazo para ele mudar! O rei teve 12 meses para se arrepender e se converter, mas ele não o fez e o peso da mão de Deus veio sobre ele o fazendo virar uma fera do campo. Tudo isso para “que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer” Daniel 4:25

Veja o que aconteceu em seguinte:

“Falou o rei, dizendo: Não é esta a grande babilônia que eu edifiquei para a casa real, com a força do meu poder, e para glória da minha magnificência?
Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino.
E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.” Daniel 4:30-32

Deus nos ama incondicionalmente, mas a glória sempre, sempre será dEle! Então não se iluda achando que você é bom e melhor, porque nada do que você faz poderia ser feito se Deus não tivesse te dado condições e inteligência para isso!

Nabucodonosor aprendeu a lição dele, mas teve que virar literalmente um animal para que reconhecesse que Deus é soberano sobre todas coisas, reinos, pessoas e poderes!

No fim, o próprio Nabucodonosor falou:

“Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?
No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada.
Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.” Daniel 4:34-37

Foi ao reconhecer que Deus era Deus que o fez voltar ao seu entendimento de que ele não passava de pó! E Deus, misericordioso, o restituiu ao trono do império e o fez ser mais glorioso que antes, o que para mim foi um ato irônico de Deus para mostrar que Ele é Deus e que nós não somos nada!

Mas sabe o que mais me encanta sobre essa história?

É o fato de que Deus não estava punindo Nabucodonosor, muito menos condenando ele. Na verdade, Deus estava o resgatando! Resgatando de um caminho que o levaria a total ruína e perdição! E Ele faz o mesmo conosco hoje!!!

Bom, acho que meu ponto ficou bem claro. Por isso faço outra pergunta: Deus precisa devastar a sua a auto glória te mostrar que você não é nada?

Espero que não!

 

Se você acha que esta tudo certo com você, quero te levar a pensar nesse sentido: se perguntassem a sua esposa, marido, filho(a), irmãos e pais 5 características sobre seu comportamento em casa, o que eles diriam?

Ou então aos seus colegas no trabalho, quem eles diriam que você é?

Ou talvez então você está brigando com todas suas forças apenas para mostrar que está certo no seu relacionamento e o/a companheiro(a) que você escolheu para viver ao lado por todo o resto da sua vida está errado.

É, talvez exista algo que você precisa mudar então…. E o conselho para nós todos é: vamos desistir de tentar a busca pela nossa própria glória, pelas nossas próprias forças!

Se Deus está te avisando, na verdade Ele quer que você seja resgatado de um futuro pior! Isso é graça e demonstra o amor profundo de Deus por nós! Nós todos, inclusive e principalmente eu, precisamos que a Graça nos humilhe e devaste nossas próprias glórias para sermos resgatados e rendidos à Glória de Deus!

Por isso, renda-se e desista de buscar a glória para você mesmo!

Amém?

Estamos juntos nessa guerra, não estamos sozinhos e temos um grande Ajudador ao nosso lado! Te convido agora a orar e se render a Ele!

TODA glória a DEUS para todo sempre e amém!

Abração!
Com Amor,
Samuel Oliveira
Instagram: @samu_oliveira
Twitter: @samu_oliveira
Snapchat: samu.oliveira10
Facebook: facebook.com/sandreoliveira

Comente!