OS SEGREDOS DOS SALMOS
Sendo este final de semana ligado ao carnaval a tendência seria escrever algo sobre o assunto…mas resolvi falar algo que tenho aprendido na reflexão sobre os salmos com ajuda de estudos de um irmão querido, pr. Mike Herron. Creio que vale mais a pena ” gastar” tempo com as coisas que podem edificar, mesmo com a Palavra, do que ficar falando do óbvio da ” festa da carne”, que todos os anos insiste em enganar e detonar muitos com o nome de ” folia”…
Salmos são expressão da experiência do homem com Deus do homem com o homem e as conseqüências dessa relação … e o que mais precisamos hoje aprender, é essa expressão de entendimento e conhecimento de Deus na nossa vida do dia-a-dia.
Pelos salmos aprendemos a chegarmos mais próximos de Deus e buscarmos um entendimento mais profundo dessa experiência .
Os salmos nos mostram que não há nada de errado em sermos ” humanos” perante Deus e derramarmos a nossa angústia, assim como nossa alegria e celebração diante dEle.
Jesus é a chave para todas as escrituras e, em particular, dos salmos também…
“Depois lhes disse:”São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco: Era necessário que se cumprisse tudo o que estava escrito sobre mim na LEI de Moisés, nos PROFETAS e nos SALMOS. Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras. LC 24:44,45
O grande foco do livro dos salmos é Jesus, assim como Seu Espírito que se movia nos autores e os levava a escrever a sua poesia.
O autor da maioria dos salmos ( 73) foi o rei David que trouxe esse genero de escritura musical…depois dele vem Asafe ( 12 ), depois os filhos de Coré ( 10), Salomão ( 2), Moisés ( 1), Emã (1), Etan (1) e sendo os demais de autoria desconhecida.
O reinado de Israel teve uma explosão única de musica, instrumentos, composição e cânticos como em nenhum outro tempo!!! David era incrível compositor e harpista e separou 288 músicos cantores para praticarem, orar, estudar, arranjar, compor musica para o serviço de Deus.
O Novo Testamento também é chave na formação dos salmos
” Irmãos, concedei-me dizer-vos com clareza que o patriarca David morreu e foi sepultado e o seu túmulo está até hoje entre nós. Sendo ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que um dos seus descendentes assentar-se no seu trono. David previu isso e falou da ressurreição de Cristo, cuja vida não foi deixada no túmulo e cuja carne não sofreu deterioração.” Atos 2:29-31
A chave dos títulos dos salmos
” Salmo de David quando fugia de seu filho Absalão”
OS salmos 3 e 4 mostram duas situações de David:
a) uma fala de uma noite que ele teria que dormir antes de lutar contra seu próprio filho Absalão!! cap.3:5 “Eu me deito, durmo e acordo, pois o Senhor me sustenta”.
b) outro salmo cap.4:8 onde David fala da segurança de poder dormir, MESMO que no dia seguinte tenha que enfrentar uma batalha de dez mil do seu exército contra vinte mil do exército de seu próprio filho ???!!!!! Que tal ????
Bem, isto que escrevemos hoje é só um ” taste” para algo mais que pretendemos desenvolver nas próximas semanas.
Bom feriado, cuidado com as ” imagens de tv”, falem muito de Jesus para as pessoas, sejam lokos na sua fé, e sejam sábios, ganhando muitas vidas para o Reino que vala a pena ser vivido!
@gersonortega gjortega@uol.com.br
Comente!