Hello!

O assunto de hoje é recorrente e ainda assim, por vezes, negligenciado. Antes de começar, vou compartilhar um texto que escrevi há alguns anos a partir da experiência que tive com alguns invisíveis.

[Crônicas Sopão]

Eu? Eu durmo de dia sim. Você também dormiria se fosse eu. Dormir de noite é luxo pra quem pode. Ouvi dizer que tem gente que assusta crianças dizendo que durante a noite aparecem monstros. Talvez a pessoa que contou essa história tenha andado pelas ruas como nós. Enfrentamos vários deles.

Tem amigo que se arrisca a dormir, mas garante que faz isso na base do revezamento. Um olho aberto, outro fechado. Ou enquanto um dorme, o outro vigia. Já eu, prefiro dormir de dia. Mas não perco muito tempo com isso não. É só o tempo de recarregar a “bateria”. Logo levanto e começo a trabalhar.

As pessoas até passam por mim, mas ninguém se incomoda não. Acho que a maioria nem me vê. É como se de dia fossemos invisíveis e a noite… visíveis só para os monstros. Não, não é fantasia. To falando sério! É gente que não tem o que fazer e sai por aí procurando alguém pra incomodar. Alguns dizem que nós é que incomodamos e por isso eles agem. Estão “limpando” a cidade. Mas eu não saio por aí colocando fogo em quem me incomoda. E como assim limpando? Não somos lixo não.

Tem o problema do tempo também. Quando faz frio, não tem como dormir a noite. Ficar parado é o mesmo que pedir pra morrer. Já vi amigo morrer por causa disso. De dia, é mais quente.

Tem outros que dizem que nós deveríamos arranjar o que fazer… mal sabem eles que muitas vezes a gente faz mais do que eles. Eu trabalho de verdade. Guardo carro, limpo terreno, cato latinha. O que me der pra fazer, eu faço. Não dá pra ficar rico, mas da pra viver honestamente. Não consigo muita coisa além disso porque não estudei. Eu deveria ter feito isso, eu sei, mas deixei passar a oportunidade. Não sabia o valor que tinha.

Vou te dizer uma coisa… ainda vou ter uma casa e uma família só minha. Falo isso e o pessoal ri de mim. Diz que é sonho e que sonho é só pra rico. Mas algo me diz que não é não. Aprendi, não tem muito tempo, que tem Alguém que se importa comigo e que quer que eu sonhe. Me contaram, que Ele me amou e ama há bastante tempo. Disseram que Ele se importa. E vou te dizer, só de saber que alguém me vê e se importa já me deixa feliz.

Falo pros amigos e eles dizem que é mentira. Que se alguém se importasse, não estaríamos na rua. Mas como eu vou culpar Ele se quem escolheu sair de casa fui eu. Nem me importava com Ele até dia desses e agora vou jogar a culpa nele? Não… eu não.

O primeiro sonho é aprender a ler. Quero descobrir o que diz no livro que ganhei. A moça me disse que fala da história de amor dEle por mim.

Ah tem os amigos dessa moça… eles são muito parecidos com a descrição que ela me deu sobre Ele. Eles tão sempre lá entregando a sopa. Dia de frio, chuva… nada impede eles. Sempre sorrindo, abraçam a gente e nem ligam se não deu pra tomar banho no dia. Abraçam forte como alguém que realmente enxerga a gente.

É isso, eles nos veem.
__________________

** As Crônicas do Sopão são formadas pela soma de várias histórias que ouvimos todas as sextas, que resultam em personagens fictícios, mas que representam nossos queridos amigos frequentadores do Sopão.

_________________

A palavra é clara sobre ser missão da igreja a assistência aos pobres, aos órfãos e as viúvas. Ainda assim, nós sempre temos um argumento para justificar nossa omissão. Alegamos que a pessoa não vai dar valor ou que vai jogar fora a oportunidade que demos ou mesmo que vai usar o dinheiro para drogas, etc. Mas se você olhar bem, sem medo de se enxergar, vai descobrir esses mesmos comportamentos em você. Vai lembrar que você também deixa passar inúmeras oportunidades. Lembrar que não dá valor para uma série de pessoas que lhe estendem a mão. Vai lembrar que rejeita inúmeras formas de socorro que o Senhor lhe proporciona. Vai lembrar que ainda usa tudo isso para manter seus vícios e suas dependências físicas e emocionais. Vai lembrar que precisa de ajuda TANTO QUANTO ELES e que ao contrário deles, tem recebido novas chances todos os dias.

“O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. Mateus 25:40

O engraçado é ver que as demais religiões e até mesmo os ateus, tem se mobilizado nesse sentido. Parece que descobriram a roda e se preocupam com o que nós fomos instruídos a fazer há séculos. A diferença é que a maioria deles acredita que ao fazer isso vai conquistar algo e nós, sabendo que tudo o que precisávamos já foi conquistado por Jesus na cruz, munidos dessa verdade, deveríamos nos mover nesse sentido. Mas nós… nós os tratamos como invisíveis.

“A filantropia é muito louvável, mas ela não deve permitir que o filantropista ignore as injustiças econômicas que fazem com que a filantropia seja necessária.” (Martin Luther King)

Esse não é um convite ao assistencialismo. É uma convocação para posicionamento! Precisamos estender sim a mão a todos que estiverem ao nosso alcance. Dando de comer e também entregando o Pão da Vida. Mas também precisamos buscar meios de emancipação para essas pessoas. Precisamos devolver a elas dignidade e identidade. O alimento (ou outra necessidade) é um convite. O discipulado é uma construção para trazê-los de volta a vida.

Somos acostumados com o discurso de massa que diz que o Brasil não tem jeito, etc. Somos acostumados a dizer que o governo deveria fazer isso ou aquilo. Mas poucas vezes paramos para orar por nosso país e por políticas públicas decentes. Poucas vezes paramos para pesquisar as políticas já existentes e que, por mais precárias que pareçam, já serão úteis para muitos destes invisíveis. Poucas vezes paramos para perceber que em nosso rol de membros existem pessoas capazes financeira e tecnicamente para suprir tais demandas sem precisar de um centavo do estado.

Minha oração é que o ES e este texto sejam capazes de tirar as escamas dos seus olhos. Eu teria diversas histórias pra relatar aqui de pessoas que eu enxerguei ou que me enxergaram, mas esse não é o foco. O foco é lembrar que existem muitos carentes da verdade que carregamos e que também precisam da provisão que tem transbordado de nossas casas.

 

Deus abençoe vocês!

Até terça

😉

Comente!