Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. Mateus 7.24-27
A parábola dos dois fundamentos (ou alicerces) nos diz muito quanto ao comportamento de um verdadeiro cristão e o de uma pessoa que não está lá essas coisas com o Senhor. Há duas semelhanças entre os homens que Jesus menciona: os dois homens ouviram a mensagem de Jesus e as casas receberam os mesmos tipos de intempéries (chuva, enchente e vento forte).
Só que entre os homens, apenas um colocou em prática as palavras de Jesus. E entre as casas, somente uma estava construída sobre a rocha. Estas são atitudes consideradas pelo próprio Cristo como de pessoas prudentes.
Esmiuçando a parábola, entenda que ter acesso à Bíblia é bem diferente de viver de acordo com ela. Os dois homens ouviram a mensagem de Jesus. Mas isso não fez eles se tornarem discípulos automaticamente. Foi a decisão de um deles colocar em prática o que ouviu que o tornou seguidor legítimo do Senhor.
Quanto às casas, apesar de não haver menção delas terem estruturas similares, sabemos que a mesma tempestade que caiu naquela construída sobre a rocha foi a que abateu a edificada sobre a areia. Logo, por mais que estejamos na igreja, isso não nos livrará de encarar de vez em quando alguns problemas. Se nossa fé estiver firmada em Cristo, resistiremos. Do contrário, além de sermos considerados insensatos, a destruição será grande na própria vida.
Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle, nEle radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças. Colossenses 2.6-7
SIGA-NOS!