Buenos dias, povo lindo! Todos bene?

No último sábado, estava conversando com minhas gurias na célula quando uma delas relatou a experiência que passo a contar a vocês. (Importante: eu não tenho uma memória digamos… excelente…rs Sendo assim, o relato traz a história dela, mas com as minhas palavras)

“Fiz uma viagem com meu pai e minha irmã e aproveitamos pra praticar rafting. Foi muito louco. Quando você faz algo assim, vai encontrar corredeiras de diversos níveis. Elas são de 1 a 6. Lá nós passamos por corredeiras nível 5. Nós precisamos ficar muito atentos as orientações do líder. Não dava tempo de pensar muito… você tinha que obedecer e pronto. Fizemos muita força. Na verdade, colocávamos toda a nossa força naquilo porque senão o bote viraria. Era desgastante, mas durava pouco tempo. 

Depois de uma das piores, ainda exausta, ouvi meu pai dizer: “filha olhe para trás”. Eu não consigo mensurar como a imagem daquela corredeira era linda. Eu olhava encantada enquanto pensava como tinha sido passar por ela. Enquanto isso, o Espírito Santo ministrava meu coração sobre a importância de obedecer sem questionar a instrução do nosso Líder. Ele já tinha passado por aquele trajeto inúmeras vezes. Ele sabia o que estava fazendo. Nós não sabíamos o que tinha a frente. Só sabíamos que era um trajeto de 25km, mas Ele sabia … então, precisávamos confiar nele.”

Claaaaaaaaaaaro que eu ouvi isso e fiquei eufórica! Primeiro pela ministração que a minha lindeza recebeu direto do coração do Pai e depois por pensar em tantas coisas que o Senhor queria falar com todas nós (e agora com todos vocês) a partir dessa experiência.

1) Não temos ideia do que acontecerá no dia de amanhã e por essa razão, não sabemos qual o nível de dificuldade que iremos encontrar. No entanto, temos um Deus que não está preso ao tempo como nós. Sendo assim, Ele já está em nosso amanhã. Ele já o conhece e sabe exatamente quais as manobras que precisaremos fazer de forma que o bote não vire.

Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo“. Tiago 4:13-15

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? (…) Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.  Mateus 6:25 e 34

2) Precisamos estar atentos à sua orientação, mas é fundamental que também a obedeçamos.

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.  Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. Tiago 1:22-25

Neste item é válida uma pausa.

É possível obedecer ao Senhor sem questionar?

Sim. Mas isso só será possível se você conseguir amá-lo de todo coração, de toda a tua alma e com todas as suas forças. Isso custará tudo em você. E esse amor só nasce em seu coração se você receber o amor Dele, pois de nós mesmos seríamos incapazes de amar de tal maneira.

Eu ainda não O amo dessa forma. Todos os dias me pego questionando direções simples. Mas o Senhor tem sido paciente comigo. Quando insisto em meus desejos carnais e meus clamores por independência que resultam em fracasso, Ele aciona o colete salva-vidas, me pega pela mão e me coloca no bote outra vez.

Talvez fique fácil de entender isso se observarmos aquela típica cena em que uma criança na borda de uma piscina, respondendo ao chamado do pai, simplesmente se lança para frente sabendo que ele irá ser forte o suficiente para segurá-la. Ela não tem medo. Ela não precisa calcular as possibilidades. O pai está à frente dela e isso é tudo o que ela precisa saber pra conseguir se lançar.

Quando adultos, ou com uma longa caminhada cristã, passamos a questionar as orientações Dele. “Tem que haver um propósito…”, “Se Ele não me disser o que quer que eu faça lá, eu não vou”, “por que eu preciso abrir mão disso se não estou prejudicando ninguém?”

Na hora da pressão de uma corredeira, por exemplo, você nem lembra direito o que é direita e esquerda. Não sabe se estava indo ou vindo. Vai me dizer que sabe o que é melhor pra você? Não, eu e você não sabemos. Entonces, obedece, meu bem!

3) Por último, o versículo que ficou ecoando em minha mente quando ela falou da bela imagem que contemplou depois de passar a corredeira:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.  E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu. Romanos 5:1-5

É meio louco pensar que problemas podem ser belos. Mas essa ideia da corredeira deixou isso muito claro pra mim. Quando observo a natureza de uma forma geral, sempre me encanto com a grandeza de Deus e com a forma como Ele é detalhista, etc. Quando vejo algo como uma cachoeira ou corredeira, eu fico ainda mais deslumbrada com todo aquele barulho e a forma sincronizada com que cada um daqueles elementos trabalham e se completam produzindo um belo espetáculo. Ao passar por elas, no entanto, surgem temores e eu só consigo pensar como o Sid em “A Era do Gelo 2”: A gente vai morrer! ahahha

Mas, é neste lugar de desafio, caos, e por vezes, medo, que entendemos nossas limitações e o quão fundamental é nossa dependência de Deus. Neste lugar é produzido o caráter aprovado (que foi colocado a prova). É neste lugar onde a esperança nasce e com ela a fé.

Reserve um tempo neste dia para olhar pra trás e reconhecer cada uma das corredeiras pelas quais você passou. Seja grato pelo seu líder (Espírito Santo) que sempre esteve presente dando direção. Peça perdão pelas vezes em que não lhe deu ouvidos e viu entrar água em seu barco. Foque outra vez adiante, pois novos desafios virão, mas agora você já sabe exatamente o que fazer.

Deus abençoe vocês!

#AtéTerça

😉

 

 

 

Comente!