Neste último domingo participei de uma grande festa no céu, um dos meus alunos de estudo bíblico tomou a maior e melhor decisão de sua vida, a de morrer para este mundo e viver para Deus.

Estou falando do batismo, que maravilha este momento, a igreja faz festa, podemos ver o choro e o sorriso juntos, mas pela alegria de receber mais um nessa grande família, membros de um só corpo, no qual Jesus é o cabeça.

No dia 07 de dezembro de 2003 foi o dia em que eu escolhi tomar essa decisão, eu tinha 20 aninhos, estava certo do que estava fazendo, mas não foi sempre assim, Deus precisou me dar muitas provas, me sentia sujo e indigno de participar do corpo, foi preciso um homem de Deus vir da Inglaterra, me segurar pelo gorro da blusa e falar coisas que só eu e Deus sabia, entre elas a que Deus tinha me perdoado de tudo que havia feito no tempo de escola, na época três anos antes, e era muita coisa pra esquecer, mas eu cri, senti que eram de Deus aquelas palavras, estava bem mais em paz.

“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;” At 17:30

Já fazia um ano que estava na igreja, estava fazendo estudo bíblico e então tive uma visão:

Me via de costas para o mar, no por do sol, com os braços abertos, então deixava meu corpo cair na água até estar mergulhado totalmente, olhei e vi manchas pretas saindo do meu corpo como se eu estivesse sendo limpo por completo.

Na mesma hora identifiquei que aquela visão era a respeito do meu batismo, mesmo assim fui conversar com minha líder na igreja e contar a visão, é claro que com um sorriso no rosto, e nem precisava de interpretação, ela me disse que essa visão era uma confirmação de que eu deveria me batizar.

Mas afinal, será que sabemos o que é o batismo? E você, já se batizou?

Você não precisa ter uma visão como a minha para escolher se batizar, aliás, antes que eu tomasse essa decisão racionalmente conhecia tudo que estava em jogo.

A palavra batismo vem da palavra grega “baptisma” que significa mergulho ou imersão. João Batista batizava para o arrependimento dos pecados, e isso era uma confissão pública das pessoas que queriam ter uma nova vida em busca de santidade, e João fez isso para preparar o povo para a vinda do Messias, como diz em Is 40:3.

O próprio Jesus participou desse batismo, mesmo não tendo nenhum pecado para limpar, mas esse ato público mostrava a todos que Jesus estava começando o seu ministério.

“E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água,e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.” Mt 3:16

Só até aqui já provamos muitas coisas que o batismo não é, por exemplo, ele não é algo místico que vai proteger alguém do mal, é uma decisão pessoal, sem interferência dos pais, pastores ou amigos, o próprio João Batista não queria batizar Jesus porque apesar de ser seu primo, sabia que aquele era o cordeiro de Deus que deveria vir ao mundo(Jo 1:29), disse que ele mesmo deveria ser batizado por Jesus, mas este lhe disse que assim deveria ser feito, porque ele é o nosso exemplo a ser seguido.

E será que Jesus foi batizado muito tarde?

Afinal ele tinha 30 anos, taí mais coisas que o homem que inventa, pela lei judaica, uma criança recém nascida deve ser apresentada a Deus, como Jesus foi circuncidado ao oitavo dia de vida e depois do tempo de purificação de sua mãe após o parto(40 dias), como está escrito na lei, também foi levado ao templo para ser apresentado e não batizado, como esta em Lc 2:21-23.

E quando eu devo me batizar?

Primeiro você precisa saber quem é Jesus, portanto conheça muito bem a sua vida nos evangelhos, depois é preciso crer que Ele é seu senhor e salvador, o que não fica difícil depois de ler não somente o novo testamento mas também o velho, onde existem várias profecias que provam tal coisa(não esqueça de orar!), como eu digo, depois de ler a bíblia é mais fácil ter fé em Jesus do que permanecer  incrédulo.

Foi através da leitura do velho testamento que um oficial importante etíope no livro de Atos se converteu e batizou-se, ele lia o livro do profeta Isaias. Atos 8:26-40

“ Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nessa Escritura, lhe anunciou a Jesus. E, indo eles caminhando, chegara ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja batizado? E disse Filipe: è licito, se crês de todo coração…”

Com entendimento e fé meu irmão, nada te impede! essas duas coisas juntas são o suficiente.

E o que Deus espera de você após o batismo?

Literalmente Ele quer uma nova vida, mas não se preocupe, assim como o Espírito Santo veio sobre Jesus, ele virá sobre você para te ajudar, então não vai dar a desculpa que ainda é fraco e pecador, e quando puder se livrar de uns pecadinhos que te perseguem então você se batiza. E quem disse que você vai deixar de pecar? Vai pecar sim, mas sua vida será de arrependimento e busca por santidade:

“De modo nenhum, nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ai da nele? Ou não sabeis que todos quanto fomos batizados em Jesus, fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim também andemos em novidade de vida…” Rm 6:2-7

O que você esta esperando pra tomar essa decisão mano, mina?

Vem fazer parte dessa família! Eu oro a Deus que Ele toque seu coração, não com falsas promessas, ou te iludindo com falsos discursos, de uma vida sem problemas, mas com a verdade, de que Cristo veio para nos salvar de uma vida no pecado, e Ele continará fazendo isso até o fim de nossas vidas desde que o aceitemos de coração e andemos com Ele até o fim.

“Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” Mc 16:16

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em você começou a boa obra, a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo.” Fl 1:6.

 

Ele nos ajudará!

Paz.

 

 

 

 

 

Comente!