Graça e paz, queridões. Tudo em ordem? Já passaram pela situação de pedir alguma coisa e receber como resposta o título desta postagem? Funciona mais ou menos assim: “-Fulano, tem como fazer isso para mim?” “-Cara, até que dá, mas o que eu ganho com isso?”. É difícil esconder o constrangimento quando acontece algo nesse rumo. E o pior de tudo é que na igreja não adquirimos imunidade ao vírus da mesquinharia.
A cultura individualista do mundo impede que cristãos sejam bons pelo simples fato de serem cristãos. Agir com desprendimento é visto como tolice por alguns (“Ele age assim porque é ingênuo e todos podem enganá-lo”) ou como dissimulação por outros (“Ele está agindo bem porque quer algo em troca”). Quadros bem distantes do padrão bíblico, diga-se de passagem.
Não pode existir jogo de interesses por aquele que se diz discípulo de Cristo. O apóstolo Paulo fala que nosso amor deve ser sem hipocrisia (Romanos 12.9). É verdade que algumas pessoas declaram seu “amor” com a intenção de obter vantagem, mas não temos justificativa para copiar este exemplo.
Também não podemos amar ou sermos corteses apenas com as pessoas que nos trarão algum “retorno”. Os descrentes têm esse tipo de comportamento e não traz vantagem alguma ao currículo deles, muito menos ao nosso (Mateus 5.43-48).
Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros. João 13.35
Você demonstrará o fruto de um relacionamento sadio com o Senhor quando o amor que motivar suas ações for sem interesses particulares. Não espere nada em troca ao amar os outros (inclusive Deus). Ame porque o próprio Deus ama você – incondicionalmente.
Seja uma pessoa amável porque isto faz parte do caráter de seu Pai (Salmo 118.1). Esta simples mudança de comportamento trará mudanças extraordinárias na qualidade de seus relacionamentos.
Esforce-se diariamente para que seu amor pelos outros não exija nada em troca. Apesar da mente de alguns já estar mal acostumada a esperar alguma contrapartida, a disciplina do amor genuíno é capaz de transformar o coração de qualquer cristão. Basta disposição para tal.
Que o amor do Senhor esteja sempre presente em nossas atitudes. Uma semana de vitórias a todos nós. Abração!
SIGA-NOS!