A paz! Você já parou para analisar o repertório do momento de louvor de sua igreja? Ou a playlist do seu smartphone? Minha preocupação não é se as músicas são lançamentos ou de cantores conhecidos. O que pesa nessa hora é se esses louvores são bíblicos ou não.
Digo isso porque não é difícil encontrar uma música que tenha como protagonista o ego do cantor. Pode ser que nos versos ele se faça de coitadinho, vítima de todas as circunstâncias ruins possíveis do universo. Também é provável alguma outra que ele se julgue superpoderoso, imbatível vencedor. Ou que ele aproveite a melodia de um hit secular para escrever um louvor que todo mundo vai cantar (até quem não quer nem chegar perto da igreja).
Aí damos de cara com o seguinte versículo:
Cantarei para sempre as Tuas misericórdias, ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a Tua fidelidade. Salmo 89.1
O salmista é categórico: o objetivo do louvor é adorar a Deus. Qualquer coisa diferente disso é apenas um apanhado de estrofes entoado em vão. Parece rude de minha parte essa comparação? Dê uma olhada em Amós 5.21-24. Foi uma crítica que o próprio Senhor fez através do profeta quanto à forma que o povo de Israel conduzia o culto por um todo. Serve como uma baita reflexão para o que temos feito dentro das nossas congregações.
Enquanto insistirem em colocar músicas que exaltam o homem nos seus momentos de adoração, os grupos locais não poderão se queixar de que seus membros vão para o culto com intenções mesquinhas. Ou que se aproximam de Deus apenas na hora do aperto e depois somem no mundo.
A Bíblia tem que ser ensinada durante a programação da igreja, inclusive no louvor. Isso ajuda ao cristão firmar em seu coração toda a riqueza que a Palavra ensina sobre a pessoa de Deus. A partir disso, o crente amadurece seu relacionamento com o Senhor, já que ele sabe que está cantando aquilo que a Bíblia fala.
Ame a Palavra e louve ao seu Deus através dela. Saiba o que você está cantando porque tem certeza de que não é diferente do que a Bíblia ensina a respeito da salvação, graça e amor que vêm do alto.
Semana abençoada, em nome de Jesus. Abração!
SIGA-NOS!