Quem de vocês, por mais que se preocupe,
pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
Mateus 6:27

Jesus aqui é taxativo. Existem coisas das quais não temos controle algum.

Hoje, e também nos meus próximos três posts aqui no NMM, eu quero refletir junto com você sobre o tempo. Sim, aquele que o relógio marca e que parece ter várias personalidades e humores e que insiste em voar quando estamos feliz e se arrastar quando estamos querendo que ele voe. Para facilitar nossa reflexão eu vou dividir nossa conversa em três postagens, tá? Falaremos sobre o passado, o presente e o futuro e o tempo de Deus.

Seguindo a ordem cronológica das coisas (sim, usarei a ordem cronológica pra falara sobre o tempo) vamos começar com algumas reflexões sobre o passado.

Antes de tudo precisamos estabelecer um fundamento aqui: O passado não pode ser alterado, ele é irreversível e imutável, não podemos viajar no tempo e alterar acontecimentos como o Flash vive fazendo no seriado a CW. Independente do nosso passado ter mais alegrias ou tristezas, mais ganhos ou perdas, ele é nosso e temos que lidar com a realidade, ele é o que é (na verdade, ele foi o que foi).

Ditas essas coisas eu quero te fazer uma pergunta: Quando você pensa no passado, que sentimentos passam pelo seu coração e que lembranças surgem na sua mente?

Pergunto isso em função de conhecer muitas pessoas que vivem aprisionadas ao seus passados. Elas não conseguem viver o presente e nem considerar um futuro melhor ou feliz em função de feridas, traumas ou perdas que acontecem até mesmo antes delas nascerem.  Elas literalmente vivem presas diante dessas situações.

Também conheço pessoas que acreditam que os melhores momentos da suas vidas já passaram. Vivem nostálgicas, ficam presas nas lembranças dos dias felizes, das glórias e vitórias e esquece de aproveitar os momentos presentes e ficam pesarosas acreditando que o futuro não poderá superar as alegrias do passado.

Precisamos ser sábios e atentos e saber lidar com o nosso passado. No meio de uma das profecias de Isaías, nosso Deus diz o seguinte:

“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. – Isaías 43:18

O povo de Israel tinha alguns problemas com o passado. Quando foram libertos da escravidão do Egito murmuravam e desejavam a comida que havia no Egito mesmo que isso significasse que voltaram a ser escravos. Eles também esqueciam tudo que Deus já havia feito, demostrando seu Amor, Glória e Poder em diversos momentos e buscavam outros Deuses…

Deus alerta o povo para não viver no passado, independe de como ele tenha sido. Ele não pode nos prender e nem determinar quem somos ou para onde vamos. Nosso Deus é o Senhor do Tempo e ele pode curar nossas feridas, traumas e perdas do passado e até mesmo nos fazer gratos pelo passado bom e ansiar por um futuro ainda melhor ao Seu lado.

Que hoje você posso refletir sobre a sua relação com o seu passado, lembrar que ele é irreversível mas que ele não determina você e que também não pode detê-lo. Deixe o Espírito Santo te ajudar a lidar com o seu passado, trazendo cura, perdão e graça. Não se fixe nos pecados, erros e tristezas, fixe no perdão e amor restauradores de Jesus.

Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra que deixamos para trás.

C. S. Lewis

 

Comente!