Olá!!
Já ouviu falar do clamor das pedras? Já viu alguma pedra clamando? Como cresci na igreja, desde a minha infância, espero ver pedras gritando pelas ruas, pois certa vez me lembro de ouvir que Jesus disse que ‘as pedras clamariam’ (em Lucas 19:40).
Vejamos o contexto:
(…) toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:
– Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!
Alguns dos fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus:
– Mestre, repreende os teus discípulos!
– Eu lhes digo – respondeu ele – se eles se calarem, as pedras clamarão.
(Lucas 19:37-40)
Minha imaginação sempre foi muito solta (risos!). Quando ouvia esse verso, imaginava pedacinhos de pedra ganhando voz em cada esquina e dizendo para as pessoas: ‘Ei, Jesus te ama!’. Cresci com isso. Acontece que o tempo passou e nenhuma pedrinha sequer ousou gritar para mim…
O que Jesus quis dizer com aquilo, então?
Pensei e penso muito a respeito disso, e em um belo dia, vendo algumas fotos na internet, parte da ficha caiu: percebi que as pedras são pessoas ou coisas das quais não esperamos ouvir a mensagem do Evangelho.
As fotos que eu estava vendo são semelhantes à foto acima. ‘Mais amor, por favor!’, poe exemplo, é o clamor de uma pedra (muro) de uma cidade – provavelmente – grande, na qual pouco se vê o amor circulando.
A mensagem central do Evangelho é a graça salvadora de Deus revelada em Cristo por meio de um amor incondicional. Deus amou e por isso salvou!
O maior mandamento bíblico é AMAR: primeiro a Deus, sobre todas as coisas, de todo coração, alma e força; segundo, ao nosso semelhante, como a nós mesmos.
Costumo colocar em minhas orações o desejo de amar com as minhas atitudes. É claro que ouvir um ‘eu te amo!’ é maravilhoso. Mas, melhor que isso é enxergar o amor nas atitudes, nos gestos.
É por meio da nossa dedicação a Deus que o amamos. E é por meio de gentilezas que o amor de Deus é revelado ao nosso próximo.
Jesus disse que o silêncio de seus discípulos provocaria, de certa forma, um clamor inesperado (de pedras). Portanto, é preciso que a mensagem do Evangelho – sobre o Caminho, a Verdade e a Vida – seja anunciada por aqueles que se dizem cristãos.
Não nos calemos! Não nos cansemos! Não deixemos a chama do amor de Deus se apagar em nossos corações! Sigamos os passos de Cristo, sejamos verdadeiros discípulos. Que nossas ações sejam submetidas ao verdadeiro amor, para que não seja necessário o clamor das pedras.
Com carinho,
Tathi (@DiarioDaTathi)
SIGA-NOS!