Instrui ao menino no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (Provérbios 22:6)
Você deve conhecer este versículo. É de simples entendimento. Uma pessoa será direcionada pelo ensinamento aprendido pelos pais em sua infância.
É lindo ver uma pessoa desenvolvendo os bons ensinamentos aprendidos em sua meninice. Experiências também tem forte influência na fundamentação de nossas vidas. Algumas vezes, elas tem o poder de dar direção a nossas vidas.
A Fran por exemplo, não é muito fã de gato – “Por que?? São tão fofos!!” – pois é, mas quando criança, um gato arranhou a mão dela deixando a cicatriz até hoje. (tudo bem que alguém devia ter lhe avisado que colocar roupa de boneca em um gato não é lá uma boa ideia, massss… Criança né? Hahaha!). O fato é que essa situação marcou a vida dela a ponto de não curtir essas bolas de pelo.
Então pense – 2 coisas são influencia em sua vida adulta: Ensinamentos e experiências.
Serão estas duas coisas que vão direcionar suas escolhas e limitações hoje.
Quero abordar mais as experiências.
Já parou pra pensar que se há experiências em sua vida que te impedem de viver em liberdade? Não falo somente na questão espiritual, isso se aplica a sua forma de enxergar o mundo.
Exemplos rápidos:
– a mãe foi autoritária e sufocava o filho. No coração dele pode surgir o pensamento: “Nunca mais uma mulher vai mandar em mim” – com este pensamento (semente) plantado, é possível que ele trate sua namorada/esposa com autoritarismo;
– ele tomou um fora vergonhoso de uma menina. A tendência é ter medo de se aproximar de mulheres;
– quando criança, ela foi picada por abelhas. Hoje adulta, tem pavor delas;
– o pai dele sempre gritou coisas como “seu burro”, “você não faz nada direito”, “desse jeito você não vai ser ninguém na vida!”. Quando maior, ele tem medo de encarar os desafios da vida.
E um exemplo de minha própria vida:
Pelo fato de ter sido abandonado por meus pais, cresci com o pensamento de que ninguém se importava comigo – “Se nem meus pais me amam, quem vai me amar?” – era o pensamento que dominava minha mente. Também, devido a falta de segurança emocional, achava que eu sempre seria um “ninguém”.
Dito isso, quero falar sobre SOFISMA.
No dicionário sofisma quer dizer:
1. Argumento capcioso com que se pretende enganar ou fazer calar o adversário.
2. Engano; logro.
É assim que o diabo tenta nos enganar. Através de experiências (e as vezes até ensinamentos) busca imprimir em nós uma mentira que acabamos aceitando como se fosse uma verdade. As vezes nos conformamos com determinada situação acreditando que “é assim mesmo”.
Eu acreditava verdadeiramente que não conseguiria casar e manter uma vida feliz, maaaassssss…..
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. – João 8:32
O Senhor me revelou a verdade. Só assim pude começar a combater esse pensamento/raciocínio que me mantinha preso me impedindo de progredir na vida espiritual, profissional e pessoal.
Olha só uma das formas que Deus usou:
Estava de férias na casa da Fran. Na época nós ainda namorávamos. Havíamos terminado de almoçar e estava ajudando a Fran a limpar a mesa. Enquanto ela lavava a louça, falou despretensiosamente: “Ah Fê! Comprei aquele Chocoleite que você gosta. Tá na geladeira…”
Ela falou isso ainda de costas. Eu parei e uma enxurrada de pensamentos invadiram minha mente: “Pera ai! Ela comprou com o dinheiro dela algo que eu gosto. Ela pensou em mim. E foi durante a semana, eu nem havia chegado aqui… ela lembrou de mim… isso significa que… ELA ME AMA!!!!”
Sim, pode parecer óbvio para você, mas o diabo já havia construído uma fortaleza em minha mente e coração que impedia que eu amasse alguém ou que me sentisse amado. Imagina minha mente gritando continuamente: “Ninguém se importa com você! Se nem seus pais não te amaram, quem vai te amar?” – Ai de repente um novo sentimento surge em meu coração. A verdade é revelada em minha mente e a mentira foi revelada.
A Fran percebeu que eu fiquei mudo por um tempo. Foi quando ela se virou e perguntou: “Que foi?”
– É a primeira vez desde que meus pais me deixaram que me senti verdadeiramente amado!
– Claro que te amo Fê! – disse com uma cara de quem não estava entendendo nada – Olha só o que já temos vivido juntos! Olha o Que Deus fez e tem feito em sua vida! Olha como Deus te cuidou e te preservou todo este tempo…
Cada afirmação dela transbordava amor. Me vi chorando aos prantos e quando fechei os olhos, tive uma visão: Vi uma enorme barragem de água. Ao pé dela estava a Fran chutando o concreto, como se quisesse destruí-la. Cada frase dela era um chute.
Então subitamente a barragem trincou e começou a sair um filete de água. Ainda chorando e com os olhos fechados, ouvi o Senhor falando: “Fê, estou usando o amor da Fran para destruir essa barragem que a anos represa o amor em seu coração. Eu te amo!”
Ai eu chorei mais ainda! Ali eu verdadeiramente me tornei livre!
Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas, anulando sofismas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; – 2 Coríntios 10:4-5
Eu já estava na igreja há anos, mas em meu coração, não via Deus como um Deus Pai. O diabo havia mentido ao meu coração a respeito de um amor de pai. Muitos não conseguem olhar para Deus como Pai justamente porque não tiveram um bom relacionamento com seu pai biológico. Eu era um deles, mas através de amor, o Senhor se mostrou o Pai mais apaixonado que existe. Hoje me sinto completamente envolvido nesse amor.
Pense em sua vida. Como você se enxerga hoje? Você se vê como incapaz, inferior ou até mesmo se sente um burro? Você sonha com uma vida feliz, mas no fundo no fundo, você não acredita que conseguirá chegar lá? Você acha que será sempre esquecida, que sempre será o último?
Busque de Deus se há algum sofisma que o diabo enraizou em sua mente e peça-Lhe para revelar a verdade aos seus olhos. Que Ele te encha de amor!
Quero deixar ainda esta música pra ministrar em seu coração. Que Deus Pai, o Aba Pai, se revele poderosamente a você, quebranto todas as correntes que por ventura o diabo construiu em ti.
Os Arrais – Mais
No amor de Jesus,
Fernando Ortega
Instagram
Twitter
Facebook
Comente!