Por definição, a Igreja (no grego, ecclesia = assembleia) é o corpo de Cristo formado por todos os Seus verdadeiros servos (Mateus 16.18 e Efésios 1.22-23). Ela não é um clube ou ajuntamento social; a Igreja é uma realidade espiritual (1 Pedro 2.9), já que ninguém confessa a Jesus como Senhor da sua vida a não ser pela ação do Espírito Santo (1 Coríntios 12.3).

A Igreja é vista como a família e rebanho de Deus (Efésios 2.18 e João 10.16), Israel (Gálatas 6.16), corpo e noiva de Cristo (Efésios 3.15 e Apocalipse 19.7) e templo do Espírito Santo (1 Coríntios 3.16), entre outras qualificações.

A Igreja é santa aos olhos do Senhor. Cada membro é santo pelos méritos de Cristo. A condição de santos não se dá por méritos próprios, mas pela graça de Deus que lhes é conferida (Efésios 2.8-9).

O ensino bíblico sobre o aspecto orgânico da Igreja encontra-se em 1 Coríntios 12.12-31, que exorta que todos os cristãos devem trabalhar e que, individualmente, cada um tem uma função ou responsabilidade a cumprir, visando ao bem-estar e à saúde espiritual dos demais irmãos. Nesse corpo, não há membro mais importante que outro. A variedade de pessoas e de dons espirituais produz inestimável riqueza e agrega valor ao corpo de Cristo (Romanos 12.5).

O Novo Testamento admite que todos os cristãos desejam ter comunhão na vida de uma igreja local, reunindo-se para adorar (Atos 2.42), aceitando sua orientação e correção (Mateus 18.15-20) e participando de seu trabalho de testemunhar. Os cristãos desobedecem a Deus e se empobrecem ao se recusarem a unir-se a outros crentes, quando há uma congregação local à qual possam pertencer (Hebreus 10.25).

Deus não prescreve para os cristãos a adoração segundo a forma minuciosa dos tempos do Antigo Testamento, mas a Bíblia mostra claramente quais são os elementos da adoração cristã comunitária: louvor (Efésios 5.19), oração e pregação e administração regular da Ceia do Senhor (Atos 20.7-11). Qualquer igreja local que esteja espiritualmente viva levará em conta muito seriamente seus cânticos, orações e pregações.

Segundo a teologia reformada, há dois tipos de igreja: a) a igreja visível, da qual fazem parte tanto os verdadeiros crentes como os falsos, misturados como o trigo e o joio (Mateus 13.24-30). Nesta igreja, só Deus conhece os que são Seus. Toda igreja local é exemplo de igreja visível; e b) igreja invisível, constituída por todos os que já foram salvos, dos que estão sendo salvos e dos que serão salvos (Hebreus 12.23). A Igreja de Cristo é constituída de crentes salvos provenientes de todas as igrejas locais, em todo o mundo.

A Igreja existe em, por meio de e por causa de Cristo (Mateus 16.18-19). Os dons concedidos aos membros da Igreja devem servir para edificação do corpo de Cristo, o serviço aos necessitados (Gálatas 6.10), a promoção da justiça (Tiago 2.12) e a glória do Senhor da Igreja (Romanos 11.36).