Habitação do Espírito

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo.
Romanos 8:9

Já reparou que muitas vezes, quando pecamos, tendemos a nos lamentar culpando a nossa natureza pecaminosa, como se ela fosse um outro alguém desvinculado de nós mesmos? Às vezes nos comportamos como se dela fôssemos escravos e não houvesse muito o que fazer além de chorar e pedir perdão a Deus pelas coisas que ela nos obriga a fazer. De fato, uma vez que o pecado ocorreu, a primeira coisa a ser feita é pedir o perdão de Deus em arrependimento sincero. Mas há algo mais.

Romanos 8 nos ensina que aqueles que estão em Cristo não possuem mais condenação. Por quê? Porque a lei do Espírito da vida nos livrou da lei do pecado e da morte, o que significa que, tendo Cristo morrido em nosso lugar e nos feito justos perante Deus, recebemos o Espírito Santo, pelo qual não estamos mais debaixo da lei do pecado. E que lei do pecado é essa? Que, sem o Espírito, não somos capazes de resistir ao nosso pecado, somos dominados por ele. Mas a questão é exatamente essa: não estamos mais debaixo dessa lei.

O apóstolo Paulo diz que a todos aqueles que têm fé em Cristo Jesus e foram salvos por Ele foi outorgado o Espírito Santo (Rm 8.4). Este mesmo Espírito é o selo da nossa salvação, a garantia da nossa redenção no dia de Cristo Jesus (Ef 1.13-14). Ora, se dele somos habitação, não podemos mais estar sobre o domínio da carne. É isto que Paulo afirma no verso acima. Ou nós estamos sob o domínio da carne ou sob o domínio do Espírito. Os dois não dá. E, se Cristo morreu por nós e o cremos, então temos o Espírito. Logo, a carne não tem mais poder sobre nós.

É claro que não podemos ignorar a luta interior que Paulo relata no capítulo 7 (leia!).

Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.
Romanos 7:22,23

A nossa natureza pecaminosa não é erradicada quando recebemos a Cristo. Ainda somos tentados, ainda temos desejos carnais. Não nos tornamos plenamente santos pela habitação do Espírito. Porém, não mais nos sujeitamos a nossos pecados como se fossem nossos comandantes. Com Cristo, estamos sob nova direção. Não seremos perfeitos, mas haverá uma luta travada contra o pecado. É isso que marca a habitação do Espírito Santo. Se caímos, que caiamos atirando.

Não nos enganemos, queridos irmãos. “[…] se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo”. Se somos do Senhor, estamos selados com o Espírito e não pendemos para a carne, mas a resistimos. Não por qualquer força que há em nós, mas pelo sacrifício na cruz. Somos nova criatura! Alegre-se nisto.

Produza frutos!

Em Cristo,

Lucas Guimarães

Comente!

Por |2018-12-12T09:03:04+00:00quarta-feira, 12 de dezembro de 2018|Motivação, Vida Cristã, vitrine|0 Comentários

Sobre o Autor:

Pior dos pecadores alcançado pelo Evangelho de Jesus Cristo. Sonho em ser pai e sou apaixonado pelo livro de Romanos. Membro da Igreja Presbiteriana de Vitória da Conquista - BA.

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL