Paz galera, tudo bem???
Há um tempo venho ouvindo mensagens e pregações sobre gerações e sinto que também devemos falar sobre esse assunto aqui no Não Morda Maça. Apesar de não sermos (o blog) uma igreja, muitas pessoas de Igrejas diferentes leem o blog, de líderes a liderados esse é assunto que é muito pertinente para a Igreja de Cristo de hoje. Então o objetivo desse post é gerar a consciência nos mais maduros de que é necessário pensar, treinar e dar espaço aos mais novos, e nos liderados gerar o desejo de honrar quem está a frente dos trabalhos, de querer aprender com eles e de lutar para ir além do que eles foram, pois é isso que a Bíblia ensina.
Um pouco de conceito antes. A palavra geração tem várias definições, uma delas, é um conjunto de pessoas que nasceu na mesma época e vive o mesmo meio. Você com certeza já ouviu falar da geração dos anos 80, dos anos 60, a geração “Y”, geração “X”… todas essas épocas foram marcadas por um grupo de pessoas que fizeram coisas e essas pessoas tinham algo em comum, além do objetivo: ter nascido na mesma época. E ter vivido nessa mesma época significa ter vivido com as mesmas tecnologias, mesmo momento de país e viram os mesmos acontecimentos no mundo.
Com certeza a geração dos anos 80 e 2000 é diferente, pensa diferente e viu coisas diferentes acontecerem. Um jovem de hoje lida com mais facilidade com as tecnologias que surgem cada vez mais rapidamente, mas um adulto nascido em 70, 80, pôde adquirir mais experiência de vida, conhece mais como funcionam as coisas e tem mais traquejo.
Bom, para quê falar tudo isso? O que tem a ver com a igreja?
Porque a igreja é formada de jovenzinhos, adultos e outros mais adultos, e o desafio é fazer essas gerações de diferentes viverem bem juntas e cada uma exercer seu papel!
No post de hoje quero, com muito temor, falar mais para os mais adultos da Igreja, A Bíblia chama esse grupo de “anciãos”, que significa “respeitável, venerável, que merece respeito” os homens que lideram a Igreja.
Vamos lá!
Queridos,
Você até pode pensar “o que esse pirralho tá pensando??”, sou jovem sim, tenho muuuito, mas muito a aprender ainda! Só que acredito ter uma palavra para você, para te ajudar a pensar na próxima geração, na minha geração que tem um mundo futuro horrendo pela frente.
Basicamente a palavra está baseada em Ex 18:1-22, leia aqui o texto completo. esta passagem Moisés estava liderando o povo de Israel quando Jetro, seu experiente sogro, viu uma situação e trouxe um conselho (v 15 – 22) para Moisés que abençoou ele, e é sobre isso que quero falar.
Líder, amigo, ancião (homem honrado),
Graças a DEUS e glórias a ELE por sua vida que está a frente de um trabalho para o Reino! Imagino quanto de sua vida você deve aberto mão para abençoar o Reino e o quanto você deve ter se dedicado para que a obra crescesse e para que as pessoas fossem alcançadas, até que elas foram e hoje você tem pessoas mais novas e jovens com você para ajudar no trabalho, glórias a DEUS por isso!
E o que quero te transmitir querido(a), é o que está escrito em Sl 127, veja abaixo:
“Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.” Salmos 127:3-5
Se você é um pastor tendo a pensar que você tem o rebanho como se fossem seus filhos, então esse versículo é para você!
Para o jovem ter uma boa família amanhã ele tem de aprender hoje a escolher bem, a se guardar e esperar o momento certo. Para ele ter satisfação na profissão ele precisa ser aconselhado a se dedicar nos estudos que vale a pena. E todas essas questões dirão com quanta força e preparo o jovem chegará ao lugar que ele foi formado para fazer!
Líder, hoje os jovens podem ir mais rápido que você talvez tenha ido, mas com você e com sua experiência eles irão mais longe!
Você tem força em suas mãos ao ter jovens por perto, então gaste sua energia direcionando eles e mostrando como se faz. Se pensarmos no texto de Moisés e Jetro vemos que Jetro não estava no trabalho “braçal” e estava ensinando Moisés a dividir esse trabalho também. Então honrado líder, a dica é deixar de fazer alguns trabalhos para capacitar outras pessoas a fazerem, talvez no começo errem, mas com suas instruções eles aprenderão!
Bom, já passei minha mensagem e ficou longa demais! Mas gastei esse tempo todo pensando, meditando, porque percebo que daqui um tempo os jovens estarão adultos num mundo mais cruel do que era antes e como viveremos?
Um dos principais papéis da Igreja hoje deveria ser investir na próxima geração. Então invista.
Que Deus abençoe vocês queridos, vocês são extremamente importantes nas vidas de seus jovens!!!!
Por último, mas não menos importante.
Como disse no começo, sou um jovem de 24 anos, tenho muito a aprender, mas sou muito, mas muuuuuuuuito grato a DEUS por meus líderes, pastores e amigos!!!! Faço até questão de citar o nome de alguns: José Carlos, Paulo F, Paulo O, Edu, Nelson, Cláudio, Fernando, Márcio, Daniel, Fabiano, Aroldo. Só estou onde estou porque vocês me instruem, ensinam, cobrem, corrigem com amor, e, principalmente, acreditam em mim e na obra de Deus através de mim!
Posso com certeza repetir estas palavras de Newton como minhas: “Se enxerguei mais longe foi porque estava de pé sobre os ombros de gigantes” e vocêss são esses gigantes na minha vida! Glória a DEUS por tudo!
Dito isso, finalmente o fim! hehe
Semana que vem estaremos de volta, se Deus quiser, com uma palavra para os Jovens!
Com Amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira
SIGA-NOS!