Não sei se você pelos últimos tempos ouviu o termo “gatilho” pela internet. Significa desencadear algo, despertar algo. Muitas pessoas têm usado isso para dizer que algo de ruim lhes acontece por causa do que o outro disse ou postou. Mas até que ponto isso é culpa do outro?
Como cristãos, temos que ter uma perspectiva diferente das coisas. Quanto a essa história, enxergo dois possíveis problemas: autocomiseração e falta de amor ao próximo.
Autocomiseração:
Basicamente, é quando uma pessoa tem dó de si mesma. Seu amor e ego por si mesmo é tão grande que tudo o que acontece ao seu redor tem que ser para o agradar ou a pessoa vai dizer algo como “ai de mim”, “ninguém me ama, ninguém me quer”. Aquele tipo de gente que costuma sobrepor seus problemas aos dos outros. E a bíblia recomenda que façamos algo diferente disso:
” Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo”
(Filipenses, 2.14-15)
Sem contar que a autocomiseração resulta em desprezo ao cuidado do Senhor e à situação do seu próximo. Cristo nos ensinou a ser zelosos com os outros e olhar mais para Deus do que para nós mesmos. Com isso também abro o segundo tópico.
Amor ao próximo:
É se importar com as emoções dos outros, zelar pelo bem dele, ter empatia. Seria muito errado dizer e postar coisas meramente para provocar outra pessoa. A bíblia também diz sobre como deve ser nosso trato com alguém.
“Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.”
(1 Pedro, 2.17)
Com isso, eu digo que devemos olhar menos para os nossos umbigos, sabermos nos alegrar com os outros ou mesmo sofrer. Sempre guardando em nossos corações o que a Palavra diz.
“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.”
(Romanos, 12.15)
SIGA-NOS!