Olá! Uma das coisas sobre as quais estive meditando nos últimos dias é sentimento. Todo mundo tem emoções. Deus nos permitiu sermos sensíveis, até mesmo para que nos sintamos satisfeitos Nele e saibamos prestigiar o Seu próprio ser.
Sentimentos. O que são afinal? Muitas vezes a conotação tomada é a que se diz ao romantismo, mas o ser humano é provido de diversas emoções, como raiva, paixão, admiração, aversão e medo. Deus nos concedeu tais emoções e acredito que elas podem ser muito bem utilizadas espiritualmente. No entanto, muitas vezes são as emoções que trapaceiam-nos e distanciam a gente de Deus.

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”
(Jeremias, 17.9)

Já nos alerta o Senhor através da palavra que os sentimentos humanos podem ser perigosos. A prudência que a nós cabe é a de analisar nossas emoções e, quando forem reprováveis, dominá-las.

saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”.
(Gênesis, 4.7b)

Sim, por muitas vezes o sentimento torna-se pecado. É muito comum ver no mundo frases como “siga o seu coração”, “faça o que seu coração mandar”, ou ainda, “vá para onde se sentir melhor”. Ora, se apenas aquilo que nos agradasse e nos fosse cômodo fosse da vontade de Deus, Daniel nunca teria ido à cova dos leões, Oséias não teria se casado com Gômer, Paulo não seria preso e Jesus não morreria na cruz. Percebe como o sentimento de estar bem, humanamente falando, não confere obediência a Deus? Digo isso pois nem sempre buscamos o que é reto, mas o que nos é vantajoso. Mas sentir que deve seguir em frente em algo que não é bom e traz sofrimento sem motivos também é tolice.

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.”
(Provérbios, 29.11)

Tudo aquilo que nos leva ao pecado deve ser apartado de nosso coração (Pv. 4.23). O que é ou não de nosso agrado nunca deve se sobrepor à importância que damos a Deus e sua verdade. Evite dizer que você tem certeza das coisas só porque sentiu, evite achismos e não incline seu coração para somente o satisfazer!

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;
(Provérbios, 3.5)

Peça ao Senhor que guie seu coração de acordo com o Dele. Deixe sua justiça, seus desejos, sua paixão ser carregada por Ele. Permita-se ter emoções santas, submetidas ao Senhor.

 

 

(Ilustrações do cabeçalho por @cameronmarkart , via instagram)

Comente!