É sempre bom estar de volta e começar mais uma semana por aqui! Nos últimos dias, temos estudado, no grupo de liderança da IPB de Itapetininga sobre o papel da oração na vida do cristão e é sobre isso que quero compartilhar algumas palavras com vocês!
A ideia fundamentada pela tradição é que a oração é a forma que temos de nos comunicar com Deus e isso deve acontecer de maneira sistemática, como um emprego em que eu registro minha entrada e saída. Com isso, a maioria de nós reserva alguns minutos ao acordar, ao almoçar e ao dormir. Alguns escolhem um desses momentos; outros, nem eles mais.
Mas o que estamos refletindo é como fazer da oração uma forma de entender o mundo. Orar, a partir desse entendimento, significa falar com Deus sobre as pessoas e entender como falar com as pessoas sobre Deus. Por isso, é uma via dupla em que, fortalecidos por Deus, encontramos estratégias para fortalecer o mundo.
Assim, temos conteúdo e forma para apresentar o evangelho às pessoas porque, antes, apresentamos as pessoas a Deus em nome de Jesus, o autor desse evangelho. Perceba que nesse movimento não há hora marcada, tampouco uma cerimônia de palavras. Se somos agentes continuadores do Reino na terra, precisamos compreender porque oramos e o poder dessa oração aplicado nos nossos compromissos.
Quem sabe constatemos mais e mais a eficácia que Tiago nos garante ter a oração do justo. Bom domingo, boa semana!
Comente!