Fake News

Hello!

Quem aqui gosta de ser enganado?

Vamos lá… vamos fazer a contagem… ao que tudo indica, apesar da minha miopia, não vejo nenhuma mão levantada… certo?

Perfeito!

Esse ano, quem não conhecia, conheceu… quem já conhecia por outro nome, atualizou e até quem não queria saber, foi influenciado pelas tais fake news.

Elas são nada mais, nada menos que notícias falsas, fabricadas para confundir, ou melhor dizendo, enganar quem tem acesso a elas. É mentira na cara dura, mas tende a confundir as pessoas porque usa elementos reais e circunstâncias conhecidas pelas pessoas. (Isso me lembra aquelas questões de vestibular ou prova da faculdade em que todas as afirmativas são praticamente iguais e só mudam um lugar onde colocam a vírgula ou uma palavra que faz você explodir o cérebro tentando lembrar o que está certo).

E em terra de rede social, as ditas fake news se espalham mais rápido do que fogo em mato queimado.

Aí os “xovens” enchem a boca pra repreender os mais velhos que acreditam em qualquer coisa que recebem no whatsapp, dizendo: poxa, fulano! Você precisa verificar as fontes antes de sair compartilhando essas notícias…

UAU! Ele é informado, ele! Todo trabalhado no serviço de fiscal da internet…

Engraçado que não usamos esse mesmo rigor e atenção com todas as informações que recebemos. Alguns até, inspirados pelos crentes de Bereia, quando ouvem alguém ministrando a Palavra, se preocupam em verificar nas escrituras o que elas tem a dizer sobre o tema. Mas e quanto aos demais assuntos? Que fontes temos usado? São fontes confiáveis ou fábricas de fake news?

Eu sei que esse assunto é bem amplo, mas vou focar em apenas um item: notícias sobre quem é você.

Quais são as fontes que você tem usado pra saber e definir quem é você?

a) A opinião dos meus amigos, afinal na multidão de conselhos há sabedoria (pitada de distorção detectada);

b) No que meus pais dizem, afinal eles me conhecem como ninguém (alerta amarelo);

c) No que eu ouço das pessoas em geral, afinal eu tenho que ouvir tanto quem gosta de mim quanto quem não gosta e pauto minhas ações a partir disso (alerta laranja);

d) Na minha própria avaliação, afinal “ninguém pode mim julgar” (alerta vermelho);

e) Todas as anteriores (Atenção todas as unidades, o caso é grave! Intervenção urgente).

Pode parecer bobeira ou algo simples, mas o reforço é necessário: a única fonte física da verdade a respeito de quem é você é a Bíblia, pois ela é a palavra de Deus e Ele é o único que detém a informação completa sobre isso.

Seus pais podem ser as melhores pessoas, mas ainda assim, o amor deles é imperfeito e eles não são capazes de te passar essas informações de forma completa e isenta.  Seus amigos, muito menos. Por mais verdadeiros que sejam, uma hora seus interesses podem conflitar com os deles e o nível de renúncia deles em prol do seu desenvolvimento é bem limitado. Ainda que seja a pessoa mais legal, e que dê tudo de si, ela tem a vida dela e não tem obrigação de te carregar no colo.

 

Vamos falar do mato seco, as redes sociais. Por que eu disse que elas são incendiárias? Elas são fonte de comparação e isso é devastador. Eu não conheço uma pessoa que nunca tenha sofrido com os efeitos delas.

[Caro, mas eu sou muito edificado através das redes sociais e você inclusive compartilha seus textos através delas…

Eu sei, xovem, mas até mesmo o que parece benção, por vezes, causa um efeito contrário em nós. Já ouvi gente que ao ler um perfil cristão ao invés de pensar no que poderia aprender com a pessoa, se sente inferiorizada e cobrada, pois deveria ser tão crente quanto o Fulano…

Então até mesmo para o que parece inofensivo, PRECISAMOS do filtro Dele]

[Voltando]

Mas Jesus deu a vida dEle pra que você pudesse ter a sua. Ele precisou entender bem sobre o que isso significava. Ele precisou entender quanto valia esse sacrifício. Ele precisou conhecer detalhes a seu respeito, amar cada detalhe e então se entregar. Eu garanto a você, ninguém te conhece como Ele. Ninguém te ama como Ele. Ninguém tem mais interesse em que você conheça essa verdade do que Ele. Nem mesmo você.

Sim, nós somos peritos em nos enganar também. Não queremos conhecer a verdade sobre nós, porque algumas delas são terríveis né?! Mas deixa eu contar algo bem importante: você não vai conseguir descobrir as verdades de Deus sobre você sem olhar pra dentro do seu coração. Explico.

Você precisará pegar cada informação que foi guardada em seu coração. Tanto as que você acha sensacionais, quanto as que acha que são terríveis. Depois terá que submeter cada uma delas à Palavra de Deus. O que for igual, você guarda. O que for diferente, precisará de arrependimento, confissão e mudança de postura de forma que a verdade dEle sobre você seja estabelecida.

Vou te dizer, dá trabalho, mas é necessário e eu diria fundamental pra sua existência. A forma como você se vê, diz muito sobre como você vê o Senhor e determina o quanto você conseguirá corresponder ao que Ele te criou para ser.

Tem alguns anos que Deus tem me falado que mostrará a minha nudez, para mim mesma, como nunca antes. Eu já descobri tanta coisa de lá pra cá! Tem dias que quero sair correndo de vergonha. Noutros eu quero é correr pro colo Dele, mas o medo que eu tinha no começo desse processo precisou dar lugar a coragem que chegou invadindo tudo de mãos dadas com a graça do Senhor que me capacita pra continuar de pé enquanto Ele vem esclarecendo o que era fake por aqui.

Tem tanta coisa que eu não teria feito ou dito se eu soubesse o que sei agora…Situações nas quais feri outras pessoas ou me permiti ser ferida simplesmente porque as verdades dEle não estavam por aqui.

O texto de hoje é um convite pra que você sonde seu coração! Sua sondagem é limitada, mas necessária. Passado esse primeiro filtro, só pra você comparar depois com o filtro dEle, você irá convidar o Espírito Santo pra fazer o filtro dEle. Depois disso, juntos, vocês irão listar cada ponto encontrado e submeter a Palavra. Ele é a verdade e deseja ser verdade em você.

O que a Palavra tem a dizer a seu respeito?

  • Abençoado com todas as bençãos espirituais: Efésios 1: 3
  • Santo e irrepreensível: Efésios 1:4
  • Filhos por adoção: Efésios 1:5
  • Agradáveis: Efésios 1:6
  • Redimidos pela graça: Efésios 1:7
  • Herança do Senhor: Efésios 1:11
  • Selados pelo Espírito: Efésios 1:13
  • Ressuscitados com Cristo: Efésios 2:5-6
  • Salvos pela graça: Efésios 2:8
  • Criados para boas obras: Efésios 2:10

E muuuuuuuuuuuuuitas outras coisas… Se você reparar bem, essas são referências de apenas dois capítulos de um dos 66 livros da bíblia. Quantas outras verdades ela tem registradas a seu respeito?! Procura lá e me conta.

Deus te abençoe.

#AtéTerça

😉

 

 

Comente!

Por |2018-11-06T09:48:07+00:00terça-feira, 6 de novembro de 2018|Devocional, , Vida Cristã|0 Comentários

Sobre o Autor:

Crente das empolgadas, que pretende sim dominar o mundo (por que não?). Apaixonada por escrever, ler, dançar e cuidar de gente. Moro com meus pais, tenho uma irmã que é quase minha gêmea e uma sobrinha maravilhosa. Sou formada em Direito e atualmente faço teologia. E fico cada dia mais maravilhada com a forma que Deus consegue conciliar essas áreas. Luto para não ser legalista e tento matar minha carne todo dia. Convicta de que fomos #chamadosparaser a diferença no meio dessa geração e através disso fazer e corresponder a tudo quanto o Senhor planejar. Instagram: @caromenezes

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL