Paz galera, tudo bem?
Se você leu o título do post e fez isso:
É porque talvez você, como eu, nunca tinha reparado num dos menores livros da Bíblia, o de Filemom que só contém 1 capítulo com 25 versículos, mas é bem intenso e tem uma mensagem profunda para nós.
Bom, já escrevi aqui sobre pregações de um amigo chamado Samuel Munhoz, e esta foi outra pregação dele, porém desta vez trago o vídeo pra vocês assistirem. Esta pregação aconteceu no acampamento de Jovens na Igreja que frequento e foi muito, muito impactante! Recomendo que você invista um tempo para ouvir a mensagem, pode ser enquanto trabalha (como eu fiz), enquanto vai para algum lugar, enquanto está em casa… Independente do momento, separe um tempinho para ouvir, ok?
No resumo, Onésimo era um escravo de Filemom que fugiu e encontrou Paulo que teve tanta afeição por ele que o chamou de “meu filho”, veja:
“Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões” Filemom 1:10
Paulo chega a dizer que Onésimo era “inútil” para Filemom, e era de fato, mas Paulo disse que Onésimo era muito útil para ele, veja:
“O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.” Filemom 1:11
E pediu para Filemom receber Onésimo, não mais como escravo, mas como “irmão amado” como se estivesse recebendo o próprio Paulo, disse que os prejuízos que Onésimo tivesse causado para Filmenom seriam pagos por ele mesmo, Paulo, porque Onésimo era alguém importante e estimado.
“E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas. Eu bem o quisera conservar comigo, para que por ti me servisse nas prisões do evangelho;
Mas nada quis fazer sem o teu parecer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, voluntário. Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre,
Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor? Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves. Sim, irmão, eu me regozijarei de ti no Senhor; recreia as minhas entranhas no Senhor.” Filemom 1:12-20
Bom, talvez você não tenha percebido, como eu também não havia, que Paulo fez com Onésimo exatamente o que Jesus fez conosco! Éramos escravos do pecado e da lei e Jesus nos libertou! Não tínhamos valor nenhum, mas Ele provou que valemos tanto que o preço foi Sua própria vida na Cruz por nós! Éramos inúteis, sem capacidade nenhuma de amar genuinamente e fazer coisas boas, mas Jesus nos habilitou a amar sem dar nada em troca, a fazer o bem sem esperar retorno e a servir.
Quão forte é esta obra!!!!
No fim Onésimo se tornou um importante líder da Igreja após a partida de Paulo, de escravo a líder!
Então queridos, nós, somos Onésimos, não o escravo, mas o irmão amado, porque Jesus nos deu esta condição! Glória a DEUS por isso!!!!!
Se você tem se sentido sem valor, inútil, e escravo do pecado, lembre-se que Jesus pagou o preço por sua vida! Não importa seu passado, seu histórico, seus pecados, não importa! Ele te ama e te chama de amado(a)!
Sinta este amor e seja livre!!!!
Amém?
Por fim, infelizmente ficarei 1 mês fora do blog porque sairei de férias com minha esposa e após farei uma cirurgia, então nos vemos no fim de Maio, se Deus assim permitir, ok?
Até lá fique firme e faça seu melhor em tudo, não para homens, mas para Deus!
Amém?!!!
Fica com DEUS e já estou com saudades!!!
Com amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira
Comente!