O despertador toca, mas Ruy resolve ficar mais 10 minutinhos na cama quente, afinal, é complicado levantar no inverno.
Como se fossem 10 segundos, o celular toca novamente. Ainda desorientado, ele procura o celular e finalmente desliga aquela música irritante que mais parece um balde de água gélida no corpo.

Toma rapidamente um banho e sente o terror de ter que sair do chuveiro quente. Andar no banheiro é como andar de regata e shorts no Polo Norte.
Rapidamente se veste com a primeira peça de roupa que vê no armário. Pega o seu leite e aquece no microondas. Trinta segundos na máxima potência é o suficiente. Engole o seu leite e corre para escovar os dentes. Pega sua pasta nova – aquela que promete dentes brancos em apenas 1 semana – e escova os dentes como se não houvesse amanhã.

Vai pro hall e chama o elevador que está no térreo. Aperta, aperta, aperta, aperta o botão, quem sabe ele não vem mais rápido? Entra no elevador e dá uma atualizada olhando celular. Uma pena… o 3G tá lerdo pra variar.

Entra no carro e se dirige ao trabalho. Farol amarelo é só o verde desbotado, então pisa no acelerador.
Chega no trabalho, senta na sua mesa e liga seu computador. – “Meu Deus! Preciso pedir pra verem este pc. Demora séculos para ligar!” – Sem querer clica no ícone do “Internet Explorer” e quase chora! – “Nãaaaoooo!! O I.E. só pode ter sido inspirado no Rubens Barrichello!” – É…. ele demora mesmo pra abrir…

Quando finalmente consegue abrir o Chrome, acessa o portal de noticias. Demora 10 segundos para abrir a página – “Aaarrggg! Que conexão é essa? Senti crescer minha barba enquanto espero abrir! – Calma Ruy, são só 10 segundinhos.

 

Nossa vida é assim. Queremos tudo instantaneamente, como num passe de mágica. Se alguém está com fome e sem tempo, coma miojo! São somente 3 minutos! Ou então vá a um fastfood, como o nome já diz, comida rápida. O garotão quer ficar todo fortão rapidamente, o que faz? Usa anabolizantes! A menina que quer perder peso do dia pra noite, o que faz? Lipoaspiração!

Os produtos buscam facilitar e acelerar cada vez mais a nossa vida e com isso acabamos nos acostumado a querer tudo rapidamente. Por exemplo, quanto tempo demorou pra carregar esta página? Se você tem uma conexão baixa, vai demorar. Quem é que gosta de esperar uma página carregar por 10 segundos? E aquele reloginho do whatsapp que não muda para o sinal de “check”? Ou o sinal do instagram que não carrega?
Nós reclamamos por 10 segundos! Queremos tudo instantâneo e rápido.

eu-quero-agora

Você me diz:

– Claro Fê, a tecnologia mudou! Agora é tudo mais rápido!

Concordo, mas e Deus? Mudou?
Estamos nos moldando a um ritmo de vida imediatista. As pessoas já não leem a noticia inteira do jornal, só o título já basta, só querem o resultado e não o que foi feito até chegar lá.

É ai que essa história de “esperar por Deus” fica complicada. Somos treinados a ter tudo rapidamente na mão, mas não é assim com Deus. Ele não é um gênio da lâmpada que você esfrega e Ele aparece (embora muitos o tratem assim).
Qual a resposta que você está esperando de Deus? Carro? Viagem? Faculdade? Namorada(o)?

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. – Eclesiastes 3:1

Enquanto estamos preocupados com o “sim” ou com o “não”, com o “é isto” ou “aquilo”, Deus se preocupa com o macro da situação.

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. – 1 Pedro 5:7

Não queira “ajudar Deus” usando sua própria força. Sara, mulher de Abraão, tentou dar um jeito usando Agar, sua serva, e vocês sabem o resultado…

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. – Filipenses 4:6-7

E se você parar pra pensar, essa pressa que temos nos atrapalha em diversas áreas. Há pessoas que nem iniciam algum curso porque pensam “Ah!! Vai demorar muito. Ah como seria bom se eu tivesse uma entrada USB no meu cérebro e apenas instalasse os arquivos de aprendizado….”

O fato é que o esperar em Deus nos amadurece na fé. Quando se entende que Deus está no controle de sua vida, ou melhor, quando o próprio Deus te diz: – “Filho(a), fica em paz, EU estou no controle.” – Ai você sente a paz que excede todo o entendimento descrito em Filipenses 4:6-7. Lembre-se de que para isso acontecer, é preciso praticar o verso 6.

Desligue-se da correria, descanse em Deus, busque essa intimidade com Ele. Afinal, eu dizer pra você que Deus está cuidando do que você espera é uma coisa, agora, o próprio Deus falando isso no intimo do seu coração é totalmente diferente, por isso, refugie-se Nele, busque-o, não para obter resposta, mas para ter um relacionamento de Pai e filho. O resto é consequência desse relacionamento.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. – Romanos 5:3-5

Deus abençoe poderosamente!
No amor de Jesus,
Fernando Ortega
insta @fernandortega

Comente!