Entregues ao pecado?

Você já quis fazer algo de errado mesmo sabendo que não era certo? Quando o buraco que existe no coração do homem não é preenchido totalmente por Deus, qualquer coisa poderá ocupar os espaços vazios que deveriam ser dEle em sua inteireza. De fato, o homem só pode ser completamente satisfeito em Deus. Ainda assim, muitos decidem continuar no erro ao procurar encobrir brechas com seus próprios desejos em insensatez.

            No post passado vimos que o homem, sendo indesculpável, rejeitou a Deus e não o glorificou (Rm 1:21) mesmo tendo o conhecido. Ao prosseguir no estudo em Romanos, vejo como o pecado é devastador e o quanto sua recompensa é terrível não sendo apenas a morte como penalidade para mal, mas o próprio distanciamento de Deus. Cabe perguntar: Você já parou para pensar nas consequências das escolhas e a forma com que Deus reage as suas ações? O texto de hoje tem muito a te dizer! Vamos nessa?

E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança de imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Pelo que também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, às imundícias para envelhecerem seus corpos entre si. Que mudaram a verdade de Deus com mentira e honraram e serviram a criatura mais que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Pelo que Deus os abandonou às paixões infames. E como eles se não importaram em reconhecer a Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para que fizessem coisas que não convém” Romanos 1:23-26a

                        De modo geral, o trecho bíblico aborda que o Senhor reage de forma a entregar aqueles que o rejeitaram às consequências das suas escolhas por não atenderem o proposito de viver para louvor e glória dEle (Rm 1:21). O cenário é de retribuição: diante da revelação visível de Deus, o homem caiu e, por consequência, o Senhor o deixou entregue ao modo insensato de viver com suas trágicas consequências cabíveis porque deram lugar aos seus próprios desejos.

            Põe em cheque a questão da idolatria, pois em pensamentos distorcidos deram o lugar que é merecido somente a Deus a coisas que não são dignas de adoração (v.23). Adoraram tudo, menos a Deus. E ainda manipularam a glória de Deus em semelhança ao de homem corrupto. Em outras palavras, criaram deuses baseados no próprio homem  e o serviram(v.25). Parece loucura mais podemos ser idolatras se não considerarmos quem Deus é de fato. Para tanto, precisamos nos dedicar em conhecer e viver em intimidade com Ele a fim de não cometermos equívocos e imaginarmos um deus que não existe, segundo nossa maneira de ver. Cuidado!

             Como resultado, Deus o entrega aos desejos pecaminosos, pois, em sua idolatria, serve a si mesmo e ao pecado (v.26) porque não se importaram em reconhecer a Deus (v.28). Certamente, a pior resposta que podemos ter de Deus é ser deixado a mercê do pecado de forma a realizar coisas que não convêm.

Não brinque com o que é errado, busque sempre fazer o certo, conforme a Verdade!

Enquanto cristãos devemos travar batalhas constantes baseadas nos méritos de Cristo, pois longe dEle não conseguimos vencer o pecado, espinhos na carne e cicatrizes que marcaram nossa vida. Devemos agradecer a Deus, pois ao reconhecer fraquezas que nos tornam passiveis do erro, temos certeza de que Ele não nos abandonou e não nos entregou ao pecado, uma vez conscientes da nossa condição: dependemos dEle. Saber disso nos humilha e evapora qualquer desejo de pecar!

Examinemos nossas vidas no intuito de dar o lugar que é devido somente a Deus. Entendamos sua revelação completa pela Palavra para que Ele possa nos aceitar (e sermos aceitos por Eles) e no tempo oportuno retribua com misericórdia e graça. Saiba aproveitar a misericórdia e graça que lhe é concedida hoje: Viva para a glória dEle.

Que tal compartilhar com seus amigos se lhe edificou de alguma forma?

Fique a vontade para deixar seu feedback sobre esse texto nos comentários, ou se preferir podemos conversar por e-mail ou redes sociais abaixo:

contatolgleygson@outlook.com
💙Facebook.com/LGleygsonOficial
📸 Instagram.com/LGleygson
🎥 YouTube.com/LeonardoGleygson

Abraços,
Leonardo Gleygson

 

Comente!

Sobre o Autor:

Surpreendido por Deus a cada instante, busco matar o meu "eu " todos os dias a fim de que Ele seja tudo na minha vida. Sou apenas um servo, estudante de Fonoaudiologia. Quero ganhar o Brasil para Cristo e não ser destaque ou motivo de exaltação pessoal!

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL