Olá, tudo bem com vc?

Depois de algum tempo sem postar aqui no blog estou voltando para continuar o estudo sobre Propósitos de Vida, nesse tempo tivemos o oShes e o Seminario NMM em São Luiz e também Deus tem me aberto o entendimento para coisas novas que quero compartilhar com vcs. Minha motivação e dedicação é para que vc entenda o porque foi criado por Deus, conheça seus talentos (que irão te dar uma dica bem próxima do seu chamado) e comece, a seu tempo, exercer sua função no corpo. Desejo também que vc seja abençoado, mas gostaria muito mais que vc pudesse abençoar o Nome de Deus, isso significa vc entender, aceitar e exercer sua vocação e dar frutos. Isso dependerá muito do seu momento de vida, do seu relacionamento com Ele e se vc irá decidir viver a vida que Deus quer pra vc, e não o contrário. Mas fique em paz, como está escrito em Ec 3: há um tempo para todo propósito debaixo dos céus, e Deus entende nosso momento de vida e espera ardentemente para que nós possamos entender isso: Ele não é um gênio da lâmpada mágica e se Ele é Senhor de nossas vidas então sabe o melhor em tudo e tem uma missão para nós. A pergunta que devemos fazer é: Qual é essa missão??? Sabendo qual é, vou aceitá-la?? Ou vou apenas buscar as bençãos que Ele pode dar???
Como eu disse no outro post (Propositos Parte 1) essa é uma decisão que só vc pode tomar e se vc não tomá-la Deus irá continuar te amando porque Ele é infinito em misericórdia e amor, mas quero, novamente, te incentivar a tomar essa decisão e viver o que ele tem pra vc viver, vc não irá se arrepender!!!

Na 1ª parte do estudo mostrei uma figura muito maluca pra vcs e comentei o que significa cada caixinha como o objetivo de te ajudar a entender que vc tem um propósito e que vc pode (e deveria) buscar com todas as suas forças entender qual é esse propósito, depois vc iria decidir se iria vivê-lo intensamente ou não.

Agora quero compartilhar com vc a continuação da figura, veja (clique na figura para ampliá-la):

Entendendo Propósitos Parte 2_520x350

 

 

 

 

 

Vamos lá!

 

 

Autoconhecimento:esta etapa é essencial para vc cumprir seu propósito, porque é nela que vc irá descobrir quais são os talentos que Deus te deu como por exemplo falar em público, suas fraquezas que mostram seus limites e outras características da sua personalidade também. Como essa etapa é bem importante, fiz um gráfico pra te ajudar a se descobrir, veja:

Essa figura (clique para ampliá-la) é uma forma gráfica de descobrir quem realmente vc é. Eu coloquei alguns exemplos (meus hehe) sobre os objetivos em cada área da vida, sobre quem realmente vc é e como vc pode melhorar. Quando vc for preencher leve o tempo que for necessário e seja muito realista! Uma dica que dou é: escreva essa lista com suas características em um papel em um dia, liste todas que vierem à sua mente. Depois revise esta lista em outros dias para ter certeza de que o que vc listou está correto e no lugar certo também. E para ter certeza vc pode mostrar essa lista para alguém de confiança (líder, pastor, pais) que é mais maduro que vc e que te conhece para ver se está tudo certinho mesmo. O importante é vc se descobrir e escrever o que vc espera da sua vida no geral. Isso te ajudará a se planejar e te dará uma dica de qual é o seu propósito. Vc pode descobrir quem é hoje e isso será muito bom, porque vc verá quais são as fraquezas e poderá achar formas de reduzi-las. Mas lembre-se que conforme vc for amadurecendo vc irá mudando também, então vc poderá fazer essa análise novamente.

Leve o tempo que for necessário nessa etapa, ok?

Aplicação: na aplicação vc irá pôr em prática os talentos e as características que descobriu. Por exemplo pregar num grupo familiar, fazer uma apresentação, desenvolver uma propaganda, escrever um artigo, evangelizar alguém… Talvez vc não tenha a oportunidade certa de aplicar seus talentos, mas não fique preocupado com isso, busque sim uma oportunidade, de todas as formas que estão ao seu alcance e sob seu controle, mas não deixe que a ansiedade te domine, porque como te falei tudo está relacionado com seu momento de vida e com sua maturidade. Ok?

Fatores Externos: depois de vc aplicar seus talentos em algum trabalho ou tarefa vc provavelmente irá receber “feedbacks”, ou seja, análises do seu desempenho que são feitas pelas pessoas envolvidas na tarefa. Esses feedbacks (que são opiniões das pessoas envolvidas) podem te ajudar a descobrir se vc está no caminho certo, se vc fez bem a atividade proposta e o que vc pode melhorar. Análise essas respostas e as pessoas que estão emitindo elas para ver se são verdadeiras ou não.

Certeza: depois que vc fez sua auto-análise detalhada e escreveu o que vc espera em sua vida, aplicou seus talentos e recebeu o feedback que pode confirmar ou não que vc está investindo sua energia no lugar certo, vc poderá ter a certeza de quem vc é hoje, do que vc quer oferecer a Deus, de qual faculdade vc quer fazer e o que vc irá procurar em uma empresa quando for procurar trabalho e tudo isso poderá te dar uma dica do seu propósito de vida.

Exemplo: eu não tenho muita habilidade de criar sites, editar imagens, fazer propagandas como outras pessoas têm, então sei que minha vida profissional e acadêmica não está ligada a Marketing, Publicidade, Web Design… Por outro lado, gosto de montar fluxogramas, de fazer planejamentos, de procurar enxergar e entender todas as etapas, de usar planilhas, fazer controles financeiros, então sei que minha vida profissional e acadêmica está alinhada com Gestão Financeira, Projetos, Pessoas.

Tudo isto está alinhado com a minha vocação e se está alinhado Deus me dá oportunidades (chamados) para exercê-la, como já disse, estar aqui falando com vc é um chamado de Deus para te ajudar a entender que vc tem um futuro e Deus espera que vc seja frutífero na proporção de 100×1. Jesus falou disso nas parábolas das virgens em Mt 25, podemos entender que devemos estar preparados para exercer bem nossa vocação, as mulheres sabiam que a condição para o noivo aceitá-las era serem virgens (elas sabiam o propósito, sua vocação), identificaram que o noivo iria passar (foram treinadas por alguém que sabia que o noivo iria passar a noite) pela madrugada e que precisariam de lamparinas para esperá-lo (identificar ferramentas necessárias) e foram esperar (exercer o chamado), porém nem todas levaram óleo suficiente (falta de preparo e treinamento necessário) e não puderam exercer totalmente seu chamado.

Ok?

Espero realmente que este post te abençoe e te dê condição de abençoar o nome de Deus com sua vida!!!!

Fique em PAZ e nos vemos na próxima e última etapa do estudo!

Se vc quiser, faça o download da figura “Quem sou Eu” para te ajudar em seu autoconhecimento!

Comente!