Oláááááá! Td bem????

Uééééé, “olá td bem?” o Marcio não cumprimenta assim! uahauhahaa

Pois é ele cedeu o post de hj pra mim para iniciar essa série de 3 posts!
Então vamos lá, espero poder ser usado para abençoar vc como ele é! Deus abençõe o Marcio, a Pati, a Lê, o Fers e todos vcs!

🙂

Fiquei bastante feliz com recepção de vcs aqui!!!! Que bom que Deus está nos usando para abençoar vcs, este é o propósito!!!

Venho a um tempo pensando sobre algo que quero conversar com vcs neste post: propósitos!

Mas antes de começar quero te dizer que talvez vc vai ler aqui coisas novas pra vc, então sugiro que vc leia quantas vezes for preciso, medite e ore pedindo pra Deus falar com vc! Nós entendemos que é Deus quem precisa falar ao seu coração, somos apenas canais disso!

Ok?

Como eu disse no outro post (leia aqui) buscar e entender o propósito de Deus para nós é algo essencial em nossas vidas! Pq senão vai ficar bem difícil ter direção e efetividade no que fazemos!

Nas escrituras vemos em várias partes que Deus nos criou com um grande propósito: adorá-Lo! E essa adoração deve acontecer em espírito e em verdade como diz em:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” – Jo 4:23,24
Só este texto daria pra fazermos vários outros estudos, mas quero me ater que o grande propósito da nossa criação é adoração ao Único que é digno: JESUS! E adoração é um estilo de vida que passa por TODAS as áreas da nossa vida, sendo assim Deus nos dá chamados para atender! Ele nos chama para fazer faculdade, para trabalhar, para casar, para estar em intimidade com Ele, para nos planejarmos… São vários chamados ao longo da nossa vida e nem sempre é fácil entender qual é esse chamado e com qual propósito (objetivo) estamos recebendo isso, creia quando digo que NADA em nossas vidas é por acaso, se amamos a Deus e decidimos viver para Ele tudo em nossas vidas terá um objetivo dEle e pra Ele. Mas pra nós é muito difícil enxergar e entender coisas que não aconteceram ainda, justamente pq elas ainda não aconteceram e isso nos traz insegurança e até faz com que agente desanime!

Foi pensando nessas coisas que num dia estava a caminho da casa da minha bela, linda, abençoada, cheirosa namorada, Deus a abençõe mais 🙂 tive um “click” sobre meu chamado e propósito de vida, fiquei muito feliz!!!! Quando encontrei ela comecei a contar pra ela o que tinha acontecido e enquanto eu falava montei na minha cabeça um “fluxograma” de como cheguei àquela conclusão, e como já sei que algumas coisas que aprendo em minha vida não são só pra mim, estruturei ele de uma forma para te ajudar a entender e identificar onde vc está e o que poderá vir!

Veja:

Entendendo Propósitos Parte 1_520x350

Obs.: se vc não conseguir ver a figura clique nela que abrirá em outra janela!

Legal né? Pois é, mas antes de começar a explicá-lo, quero te dizer que essa não é uma “fórmula mágica”, mas é apenas uma forma que pode esclarecer o que significa propósito de vida, te ajudar a entender em que etapa vc está e quais estão por vir. Isso dependerá muito do seu momento de vida e do seu relacionamento com Aquele que realmente conhece todos os nosso dias! Ok?

Vamos começar! Vou explicar cada etapa.


Fatores Motivadores:
pra chegar aqui vc já conheceu a Jesus, já tem algum tempo de vida cristã e tem exemplos de vida que decidiram ter uma vida dirigida por Deus e escolheram viver a vida que Deus pediu a eles e não o contrário. Eles podem ser pastores, amigos, líderes que te inspiram a seguir o exemplo e ajudam a entender a vontade de Deus.
No meu caso aconteceu em boa parte com os pastores na Igreja que vou, eles são caras que realmente são muito usados por Deus, são caras que têm relacionamento com Deus, que conhecem, que se importam conosco, que nos ajudam e aconselham e que ensinam muiiiiiiiiiitas coisas! Glórias a DEUS por todos eles! O Fe e o Marcio tbm são caras que me espelho mto! Nunca vi adorar a Jesus como Fe e nunca vi alguém guerreiro como o Marcio! Glória a Deus!!!

Esse foi apenas o meu exemplo, mas vc pode e deve se inspirar com caras que viveram muito a vontade de Deus como Paulo, Pedro, Tiago, Timóteo, Moisés, Josué, Davi… São tantos excelentes exemplos e quando leio as passagens sobre a vida deles vejo que eles foram caras cheios de defeitos mas que não deixaram isso impedí-los de entender e cumprir com excelência a vontade de Deus – por isso eles estão lá para nos motivar!

Todos esse caras têm uma coisa em comum: escolheram viver totalmente suas vidas para Deus! Então suas decisões, atitudes, pensamentos estavam ligados ao Reino e em saber se aquilo era ou não o que Deus queria. Por isso lemos que o lenço de Paulo curava, a sombra do Pedrão também, os ossos de Eliseu ressuscitaram um cara e tantas outras pessoas foram convertidas e curadas por Deus através deles.

Acredito que essa deve ser nossa motivação: viver totalmente nossas vidas para Deus! Escolher hoje ter uma vida de santidade e ativa no Reino, ler e viver a Palavra e pensar seriamente em só fazer coisas que agradam a Deus. Porque as “maravilhas” que aconteceram com esses caras foram somente conseqüências da escolha deles.

Então este fator motivador é alguém ou alguma situação que te inspira a viver pra Deus, a buscá-Lo pelo o que Ele é! E isso nos leva ao próximo ponto, a DECISÂO!


Decisão:
Pense nessa frase abaixo:

“Muitas pessoas querem ter a vida que pediram a Deus. Eu quero ter a vida que Deus me pediu” – Paulo Oliveira

Essa foi a frase que na verdade é uma postura me desafiou! Ela foi dita por um dos pastores da Igreja, é uma decisão de vida!

Nesta etapa vc irá decidir se irá querer viver pra Deus ou não. É uma escolha pessoal sua, ninguém deve fazer em seu lugar. Se vc não quiser Deus irá continuar te amando e suprindo suas necessidades porque vc é filho dEle e Ele é o melhor Pai. Mas pense, um dia Jesus veio aqui e sofreu muiiiito por mim e por vc! Hoje existem muitos filmes que, mesmo não sendo exatamente como foi, ajudam agente a enxergar como foi o sofrimento dEle na Cruz, nas chicotadas… Ele fez isso pra te trazer salvação! Glórias a Deus se vc já entregou seu coração a Ele, se não faça o mais rápido possível!
Mas o que quero dizer é, tudo que Ele fez teve um propósito, me salvar e te salvar sim, mas também que agente seja luz aqui e levar essa salvação a outros! Compreendendo a magnitude dessas coisas podemos recusar um pedido dEle? Podemos dizer “não” quando Ele nos pede para levar esperança a alguém? Podemos dizer “não” quando Ele nos pede para viver o que Ele está pedindo????
Como disse, essa é escolha de cada um, então decida-se!

Tomei esta decisão e minha visão das coisas mudou totalmente, comecei a enxergar os propósitos das coisas e a entender o que significa ter uma vida pra Deus! Estar te falando isso hoje é um conseqüência desta decisão que está alinhada com meu propósito de vida!

Te encorajo a fazer essa decisão, vale muito a pena!

As próximas etapas podem ser dividas em dois grupos: vc como pessoa e vc em Deus (que nós iremos aborda neste post).


Entendendo a decisão:
depois que vc escolheu viver pra Ele, vc irá passar um tempo entendendo o que é essa decisão e verá que ela não é somente uma “teoria” mas deve ser algo bem prático no seu dia a dia, e suas decisões, escolhas, atitudes serão tomadas a partir desta decisão!


Buscar Contínua da Vontade de Deus:
tendo entendido e decidido viver sua vida pra Deus vc irá precisar buscar a vontade dEle pra vc! Isso significa colocar suas vontades, seus conceitos de lado para realmente ouvir o que Deus quer. Alguns meios de se conseguir “ouvir” essa vontade são: oração, jejum, louvor, adoração. Um grande problema nosso hoje é a falta de constância ou continuidade em coisas que fazemos, e com Deus também é assim, buscamos Ele por um período e Ele geralmente não responde logo então nós “esfriamos” e não queremos mais saber. Por isso precisamos de disciplina em nossa busca! Vc pode perguntar pra todas as pessoas que têm intimidade com Deus como elas conseguiram isso, se foi só com uma oração ou se foi com muito tempo dedicado a orar e ler a Palavra! Concerteza ganhar intimidade com Ele leva tempo e muita dedicação nossa e saber a Sua vontade não é diferente!

Não existe fórmula mágica e rápida, vc precisará de disciplina para conquistar intimidade com Ele! Vencer o sono, a preguiça, a TV, a internet…. Então te desafio a realmente buscar a Deus como vc nunca talvez tenha feito, a ler a Bíblia e passar tempo em oração! Mas não desista no meio do caminho! Deus testa a nossa capacidade de continuar mesmo quando Ele está em silêncio.

Garanto que vc não irá se arrepender!


Descansar em Deus:
enquanto vc está buscando vc talvez terá muitas dúvidas do que fazer e como fazer e é em meio a essas dúvidas que pode tirar uma certeza: precisa DEPENDER e DESCANSAR em DEUS! Descansar em Deus é lançar sobre Ele as nossas dúvidas, medos, dificuldades, alegrias… e esperar nEle. Esse descanso vem quando sabemos, não apenas na nossa mente mas também no coração, que Deus está no controle das coisas e que tudo o que Ele faz é bom, agradável e perfeito. E também é vc entregar de verdade o controle da sua vida pra Ele e deixar que Ele dite as regras do jogo!

Tenho experimentado isso, vejo realmente Ele no controle das coisas em minha vida então uma paz me invade e eu descanso nEle! Essa é uma experiência muito boa! Mas tbm tive a experiência de “tomar” o controle da mão dEle e percebi que em pouco tempo eu consigo fazer muita besteira e tomar muitas decisões erradas! Por isso me policio a entregar todos os dias o controle pra Ele.


Estar atento enquanto oro por outros:
esta é uma etapa sensacional! Porque ela traz um sentimento que é conseqüente das outras: segurança em Deus. Depois de um período regular em que vc está buscando a Deus, vc perceberá que Ele está realmente no controle e que sua vida está nas mãos dEle. Então vc tem segurança de que Ele cuida de vc e passa a orar por outras pessoas (amigos, família, etc). Na verdade devemos sempre orar por outros, mas especialmente aqui, vc fica tranqüilo sobre vc em Deus (mas não deixa de orar por vc) e passa uma parte do seu tempo de oração e intimidade pedindo por outras pessoas que vc conhece ou não! Essa experiência é tremenda! Vc pode experimentar:

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” – Tg 5:16

O clamor da pessoa que aceita ser justificada por Deus pode mudar situações!

Mas enquanto vc ora por outras pessoas fique atento ao que Deus quer falar com vc! Ele pode falar de muitas maneiras: através de sonhos, sensações na alma, visão, Palavra, louvor, através de alguém… Muitas formas, mas fique atento e não se desespere pq “a ovelha conhece a voz do Seu pastor” e  nem tente padronizar como Ele irá falar.
Como disse , esse estudo surgiu enquanto estava a caminho pra casa da minha bela, linda e abençoada namorada!

Em todas estas etapas precisamos de uma coisa: depender de Deus! Podemos nos empenhar em buscá-Lo, em fazer coisas, mas precisamos estar ligados nEle e realmente depender!

Te desafio a pensar, analisar e decidir ter este estilo de vida: uma vida que cumpre propósitos! E lembre-se de que este “modelo” não é uma fórmula mágica! Eu tentei traduzir numa seqüência lógica como nós podemos entender um propósito de vida para saber onde estamos e o que pode vir pela frente, sabendo isso podemos nos preparar melhor e sermos mais efetivos no que fazemos. Isso é importante, entender qual é seu momento de vida e imaginar quais podem ser os próximos. Gaste um tempo orando sobre essas coisas e se vc não entendeu nada não se preocupe, há um tempo determinado para todas as coisas!

Ok?

Nos vemos no próximo post, vou explicar as outras etapas do fluxograma!

Fiquem com JESUS