Olá família!

Como estamos?

Alguns curtindo as férias, outro trabalhando.. eu tô aproveitando minhas férias para ler alguns livros e para colocar meus seriados em dia! haha

Quem acompanha meus texto aqui, sabe que em 2012 eu participei de um curso na Jocum, fiz a Eted – Escola de Treinamento e Discipulado.

Algum tempo atrás, um amigo que coordena um projeto parecido, me mandou esse texto sobre ser um jovem cristão nos dias de hoje. Gostei muito do texto e resolvi compartilhar com vocês hoje.

Wake up, despertando jovens, fazendo discípulos. 

1461619_10202507864608750_908697238_n_opt

É interessante ler a Bíblia e perceber como Deus usou jovens ao longo da história para cumprir os seus propósitos. É claro que Deus usa pessoas de todas as idades, usou Moisés quando ele já tinha mais de 80 anos de idade (At 7.30), mas também o rapaz que compartilhou seu alimento no milagre da multiplicação (Jo 6.9), a menina israelense que falou sobre o profeta a Naamã (2 Rs 5.2), além de muitos outros jovens!

Vejo que a juventude é uma fase muito especial da vida. É nela que está o nosso maior potencial. Nosso desejo e capacidade de aprender estão a mil, assim como nossa capacidade física e disposição. Quem já foi líder de jovens na igreja sabe do que estou falando. Muitas vezes já é alta madrugada e a galera ainda tem um pique que parece que não vai acabar nunca!

Entretanto, ao mesmo tempo percebo que muito do potencial que Deus tem dado para a juventude acaba sendo desperdiçado com coisas que não estão de acordo com a missão que o Senhor Jesus nos deixou. O mundo de hoje oferece tantas possibilidades que muitas vezes os objetivos de vida acabam se distanciando do verdadeiro propósito de vida do cristão que é glorificar a Deus.

Não estou querendo dizer que todo jovem deveria ir para um seminário, fazer teologia e ser pastor para cumprir o propósito de Deus. Mas, em certo sentido, creio que poderíamos dizer que todo jovem cristão deveria viver como um misisonário! No sentido de ter um relacionamento profundo com Deus e de perceber que é comissionado pelo Senhor para cumprir uma missão, seja na faculdade, no trabalho, com sua família ou amigos.

Para isso, creio que nossa juventude precisa ser despertada e capacitada. Despertada para perceber a urgência dessa missão, pois o mundo precisa conhecer Jesus! Também despertada para ver que vida cristã não é só participar do grupo de jovens no sábado e do culto no domingo, mas envolve uma caminhada diária com o Senhor. E capacitada, pois conheço muitos jovens cristãos que ainda se sentem inseguros ou despreparados para compartilhar sua fé com outros.

Voltando para a Bíblia, é interessante pensar que provavelmente os discípulos de Jesus eram jovens, talvez alguns fossem até mesmo adolescentes. Se entendemos, por exemplo, que João o discípulo de Jesus escreveu seu evangelho perto do fim do primeiro século, basta fazermos as contas para percebermos que ele não deveria ter muito mais do que 15 ou 20 anos na época em que andou com Jesus. Provavelmente muitos dos discípulos tinham a mesma idade daqueles que frequentam o grupo de jovens da sua igreja.

É por pensar assim que eu acredito em iniciativas como o Wake Up. Trata-se de um projeto que tem justamente o objetivo de despertar jovens e capacitá-los para o cumprimento de nossa missão: fazer discípulos. Com duração de seis meses, o projeto desafia os jovens a desenvolverem uma vida sólida de oração e estudo da Palavra. Através de diversas oficinas de capacitação, eles aprendem como compartilhar o Evangelho e têm a oportunidade de colocar tudo em prática através de diversas viagens missionárias e de trabalhos sociais. O mais recompensador é ver o Senhor agindo em suas vidas quando todo esse potencial da juventude é direcionado para o Reino.

Eu sei que, como o Wake Up, existem outras iniciativas semelhantes. Isso me alegra muito, pois sonho em ver nossa juventude disposta a viver radicalmente o Evangelho. Creio que assim estaremos glorificando a Deus e também desfrutando do melhor que o Senhor tem para nós.

 Gabriel Lauter

Coordenador do Projeto Wake Up

Faculdade Batista Pioneira

Mais informações sobre o projeto: http://wakeup.batistapioneira.edu.br/

1476414_10202507865208765_502030559_n