Em tempo de Jogos Olímpicos, uma das palavras que mais ouvimos ou que os atletas mais põem em prática é desempenho. Fazer com perfeição, executar o que foi pensado e treinado por horas e horas é o caminho para conseguir resultado. Essa equação “desempenho x resultado”, por vezes, é torturante e não é aprovada por Jesus. Pelo menos quando a outra opção é a devoção.

Isso é o que Lucas nos conta ao relatar que Jesus entrou na casa de Marta. Ocupada com muitas tarefas, que não passavam de detalhes segundo o próprio Cristo, ela procurava desempenhar melhor, chamar a atenção de Jesus em várias modalidades: boa hospitalidade, serviço à visita, organização da casa… “Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés de Jesus e ouvia o que Ele ensinava” (10:39)

A atitude de Maria em ouvir e aprender com Jesus foi classificada por Ele como a escolha certa depois de ser questionado por Marta se não deveria haver um revezamento (10:40). Ao dizer que “apenas uma coisa era necessária” (10:42), Jesus nos ensina que segui-Lo significa não seguir o desempenho, mas aprender com as palavras de forma devocional.

Comente!