Hoje é segunda-feira e isso significa que é o início daquilo que vc poderá produzir para Deus nesta semana! Para quem trabalha pense no que vc poderá fazer na sua empresa, o que poderá melhorar e mudar!
Mas este post é para quem não trabalha e está procurando, porque quero falar sobre algo bem importante na nossa idade: entrevista de emprego!
Fiz um curso neste assunto e quero compartilhar com vcs algumas dicas que ajudam bastante!
Tem gente que tem medo, vergonha, sente frio na barriga e tudo o mais quando vai para uma entrevista, embora todas essas reações sejam normais, pode atrapalhar sua comunicação com o entrevistador e você pode perder a oportunidade. Se essas coisas acontecem com você não fique preocupado, porque elas são mecanismos naturais que o nosso corpo tem de eliminar algo que se chama: ADRENALINA. Sim, começamos a suar, a voz pode se afinar, tudo para aliviar a tensão.
Mas como posso eliminar um pouco desta tensão?
Acredito que para se sair bem numa entrevista, precisamos nos preparar para ela, irei falar melhor abaixo, mas no dia da entrevista vc pode acordar mais cedo e fazer uma caminhada, ouvir suas músicas favoritas, se alimentar, ler um livro…
- Como começa o processo?
Todo o processo começa na busca de emprego, seja pela internet, pessoalmente, por telefone… Mas você sabe o que está buscando? Acredito que na nossa idade, os principais fatores que devemos levar em consideração na busca são:
- Estar alinhado com a minha vocação: acredite vocação não é igual a profissão! Como já falei em outros posts, a vocação é algo que está presente em toda a nossa vida, ela é o propósito para o qual fomos chamados por Deus. Sendo assim, a profissão passa por ela no sentido de fazermos aquilo que temos mais desenvoltura para fazer, seja dar aula, seja ser médico, seja ser designer… A nossa profissão nos ajuda a cumprir nossa vocação, por isso o ideal é focar nossa busca nesse sentido. Mas se vc não sabe ainda o que quer fazer não se preocupe, ao longo da vida vamos adquirindo maturidade para escolher beme até que esse tempo chegue é importante trabalhar mesmo em lugares que não estão alinhados com a nossa vocação, porque vamos adquirindo experiência e aprendizado!
- Oportunidade de Desenvolvimento: qual é a chance que a empresa te oferece para se desenvolver profissionalmente? Qual é o nível de aprendizado que vc terá? Essas são boas perguntas para se fazer, porque na nossa idade (entre 18 – 25 anos) o que mais importa é quanto iremos aprender e o quanto poderemos nos desenvolver onde estamos trabalhando, mesmo que isso signifique (e quase sempre significa) trabalhar bastante e se dedicar para crescer profissionalmente.
- Benefícios e salário: como disse, acho que na nossa idade o último fator a ser considerado é este. Estamos na fase de aprendizado e nem sempre significa ganhar bem, por isso, não se desanime se a empresa pode te dar boas chances de crescimento e aprendizado mas não te remunerar da forma como vc esperava. Ao invés de reclamar, vc pode se dedicar e aproveitar ao máximo tudo o que está aprendendo naquele lugar, acredite essa experiência será necessária quando vc estiver mais maduro(a) e estiver em condições de ganhar melhor pelo que faz.
Bom , vc já procurou, achou uma oportunidade boa e agendou a entrevista, mas como se sair bem nela?
- Antes da Entrevista
- Conheça a empresa: procures saber a história e missão da empresa, veja o site dela, o ramo de negócio, quais são os principais clientes e concorrentes, desafios vencidos. Essas informações te darão mais segurança na entrevista e os entrevistadores gostam de pessoas que se interessam pela empresa.
- Faça uma lista de perguntas: uma atitude que pode ser vista como pró-ativa é vc levar perguntas para a entrevista sobre como é exatamente a atividade que vc fará, quais características são importantes para aquele cargo, o que a empresa espera da pessoa que ficará naquele cargo. Essas perguntas podem mostrar que vc está interessado na vaga.
- Dia da entrevista: como falamos acima, a tensão na hora da entrevista pode atrapalhar a nossa comunicação com o entrevistador, então no dia da entrevista acorde mais cedo se possível, faça uma caminhada, leia um livro, ouça suas músicas favoritas, ore, coma uma fruta… Todas essas atividades te ajudarão a ficar mais calmo para a entrevista!
- O que vestir? A vestimenta é algo importante também, e o normal é usar roupa formal. Mas para ter certeza, procure saber antes a cultura da empresa, se eles usam roupa social, ou casual. Uma boa forma de descobrir isso é passar em frente a empresa na hora do almoço dos funcionários, mas se vc não puder fazer isso, veja qual é o cargo que estará disputando e se vista de acordo com ele.
Segundo uma pesquisa que a Catho fez, no geral, a vestimenta é essa:
Para os homens: terno, camisa branca e lisa e gravata, os ternos mais apreciados pelas empresas são os azuis, depois os pretos, e por último os cinzas. Procure ir com os cabelos bem arrumados , com as unhas e a barba feitas. Não utilize brincos, ou acessórios do tipo. se tiver tatuagens cubra-as, pois vc não sabe qual será a receptividade dos entrevistadores.
Para as mulheres: escolha roupas discretas (e que não marquem muito seu corpo) cores clássicas como preto, branco, azul,bege, marrom. É recomendável que se use calça e camisa social com sapato social de salto médio. Se possível não utilize saias, mas se for necessário utilize uma que não chame a atenção para seu corpo. Vá com as unhas e cabelos arrumados e utilize uma maquiagem discreta e natural. Se quiser utilizar bijuterias que elas sejam discretas e de bom gosto.
Lembre-se de conhecer a cultura da empresa, que vc pode saber no próprio site dela, e procure saber também qual é a vestimenta adequada para o cargo que vc estárá disputando. - Não se atrase: se vc não conhece o caminho para a empresa procure antes como chegar lá. E saia mais cedo para não se atrasar, procure chegar no mínimo 15 minutos mais cedo na empresa.
- Pratique: procure praticar respostas sobre quanto vc pretende ganhar; o porque vc quer aquela vaga; porque vc deixou a empresa anterior; o que vc espera fazer na empresa. Essas são algumas perguntas bem comuns nas entrevistas, e geralmente pegam a maioria das pessoas despreparadas, por isso ensaie seu discurso antes e pense nas respostas!
- Etapas da Entrevista
A partir do momento que vc chega na empresa vc estará sendo avaliado, então tudo o que vc faz comunica algo e terá alguém olhando para o que vc está comunicando. Por isso a comunicação é importante! Vc não se comunica apenas com palavras, mas seu corpo fala também. Procure ser gentil e educado, sempre que precisar falar com alguém na empresa. Lembre-se de que a ansiedade é normal, tente se sentir a vontade. Seja vc mesmo!
Se o entrevistador por algum motivo se atrasou não fique nervoso(a), mas aproveite o tempo para refletir sobre o que vc irá falar e o que não irá falar. Mas em hipótese alguma minta!
Geralmente uma entrevista dura 1 hora, e neste tempo o entrevistador estará te avaliando para se saber se vc está apto para o cargo proposto. E existem algumas etapas neste tempo, vamos ver abaixo:
Início (5 ~ 15 minutos)
Estes primeiros minutos são para o conhecimento e apresentações. Vc irá se apresentar para os entrevistadores, e eles irão falar quem são eles e quem é a empresa. Demonstre-se entusiasmado para o tempo que vcs irão passar.
Entrevista (20 ~ 50 minutos)
Aqui acontece a entrevista mesmo, ou seja, o entrevistador já se apresentou e irá querer saber sobre sua trajetória profissional. Os conhecimentos que vc adquiriu ao longo do tempo, os lugares por onde vc passou, as conquistas que já obteve, os resultados que vc incrementou na empresa, as mudanças que já passou, as práticas que aprendeu… É importante vc ser claro nas suas respostas, e nunca minta para tentar se sair melhor. Se te perguntarem algo que vc não sabe fazer, diga que não sabe mas que irá fazer o possível para aprender e que quer aprender.
Quando vc estiver falando sobre as experiências anteriores, não fale mal de seus antigos chefes, ou das empresas. Mas procure ressaltar o que vc aprendeu e como vc colaborou para o crescimento da empresa.
Fim (5 ~ 10 minutos)
Esta última etapa é onde vc irá se despedir e fazer as perguntas. Quando eles abrirem espaço para dúvidas, faça as perguntas que vc havia preparado e veja as respostas, não saia da entrevista com dúvidas! Agradeça a oportunidade de estar lá e reforce seu interesse na vaga. Vc pode perguntar sobre como poderá saber a resposta, troque cartões, telefones e emails com os entrevistadores para poder manter contato.
- Depois da Entrevista
Agradecimento: Depois que terminar a entrevista vc pode enviar um email para cada um dos entrevistadores presentes dizendo o quanto vc apreciou o tempo passado com eles, que gostou na empresa e gostaria sim de participar da equipe. Mas faça isso se vc tiver real interesse na vaga, se não tiver apenas agradeça o tempo e oportunidade! E diga que estará aguardando a resposta.
Resposta: no momento que vc tiver a resposta da empresa, peça para o entrevistador um feedback sobre seu desempenho na entrevista e o que foi importante no ponto de vista da empresa para a decisão que eles tomaram. Assim vc poderá saber o que fez certo e o que poderá melhorar nas próximas vezes.
Se a resposta não foi positiva não se desanime! Procure aprender e entender o porque não deu certo nesta vez e continue fazendo o seu melhor, lembre-se de que é Deus quem permite que as coisas aconteçam ou não.
Bom galera, essas são algumas dicas que poderão te ajudar durante uma entrevista de emprego. Eu coloquei elas na prática para estar na empresa que estou trabalhando, que é uma das 10 melhores para se trabalhar no Brasil. Trabalho há 10 anos já, e neste já fui vendedor de cds evangélicos, de cachorro quente, estagiário… Mas sempre fiz o possível para aprender e fazer além do que esperavam de mim, mesmo quando não tinha nada ($$$) a ganhar com isso. E não me arrependo, aprendi e amadureci e hoje, graças a Deus estou onde estou! Por isso saiba que o sucesso disso depende muito mais de vc do que da pessoa que está te entrevistando. Então tenha calma, se dedique o máximo e não se desespere! É Deus que está no controle e vc depende dEle e não de homens. Por isso mantenha uma postura pró-ativa, procure estar disponível para ajudar quando precisarem e aprenda nas situações que passar! Faça cursos para ajudar na sua formação, hoje existem muitos cursos online gratuitos sobre estes assuntos. Procure saber mais!!!
Ok?
Espero ter te ajudado um pouco nesse assunto!
Espero que Deus te abençoe! Mas que vc tenha condição e vontade de abençoá-Lo muito mais através do seu estilo de vida e da sua força de crescer, melhorar e construir algo! E que vc possa adorar a Deus no seu trabalho também, cumprindo seu propósito de ser luz!
Boa semana!!!!
SIGA-NOS!