O apóstolo Paulo, escrevendo sua segunda carta à igreja de Corinto disse:

“É Deus quem nos capacita e a vocês a permanecermos firmes em Cristo. Ele nos ungiu nos identificou como sua propriedade ao colocar em nosso coração selo do Espírito, a garantia de tudo que ele nos prometeu.” (NVT)

Algumas considerações:

  1. Precisamos “permanecer firmes” em Cristo. Mas essa permanência vem de nós ou de nossos esforços e obras? Não! É o próprio Deus quem nos capacita a isso. Se Deus não nos capacitar, não permaneceremos.
  2. Fomos ungidos (separados) e identificados por Deus. De que forma é feita essa identificação? Através do Espírito Santo que habita em nós, habita em todo cristão eleito. É o Espírito Santo que nos ajuda, socorre, capacita, ensina, corrige, nos lembra, e nos molda para vivermos como pessoas separadas e que estão sendo transformadas à semelhança de Cristo.
  3. Essa identificação/selo do Espírito que nos foi colocado serve para o que? Ele é a nossa garantia, nosso penhor, não só de que agora pertencermos à Deus e fazemos parte de sua família, mas é também a garantia de suas promessas. A Bíblia está repleta de promessas para os filhos de Deus, e como Deus não é mentiroso, todas elas se cumprirão à risca no tempo determinado por Ele, e o selo do Espírito é a garantia dEle.

Quão precioso é pertencer a Deus que na sua infinita misericórdia e Graça não só nos chama para Ele e nos dá a força necessária para permanecer nEle, mas também nos dá a garantia que receberemos suas promessas.

Termino citando o grande pastor e teólogo R.C. Sproul que disse: “Estamos seguros, não porque seguramos firmemente em Jesus, mas porque Ele nos segura firmemente.”

Comente!