Como Deus se comunica conosco?

Paz galera, tudo bom?

Hoje trago o post que comentei semana passada que é sobre um assunto muito legal e importante para nós como cristãos: as formas como Deus se comunica conosco! E logo de cara vou dizendo que eu escrevi “comunica” mesmo e não “fala“, porque falar é apenas uma das formas de comunicação e nem sempre Ele usa somente esta forma. Sendo assim talvez você já até tenha pensado que Deus nunca “falou” com você, mas saiba que enquanto você esperava o “Eis que te digo..” Ele talvez tenha usado outras formas para se comunicar com você, mas você não estava atento porque não sabia… hehe Então hoje quero que você aprenda um pouco mais para entender Deus melhor e se comunicar melhor com Ele! Talvez enquanto você lê o texto você se dê conta de “Aaaah isso já aconteceu e eu não sabia que era Deus falando” e se isso acontecer ótimo, nas próximas vezes você já estará atento(a)!

Vamos lá! Pegue sua Bíblia e que Deus fale (ou se comunique) conosco!!!!

Deus é infinitamente criativo e inteligente, então porque nós deveríamos esperar que Ele se comunicasse conosco apenas pela fala???? Se olharmos a Bíblia vemos Ele usando uma mula para falar com Balaão (Nm 22), uma mão escrevendo uma mensagem na parede do rei da Babilônia (Dn 5), muitos profetas tendo visões (Jeremias, Daniel, João…) e, também falando com as pessoas como aconteceu com Moisés na sarça ardente (Ex 3). E várias outras formas, vamos ver algumas hoje.

  • Fala

fala_520x350

Começando pela a que mais esperamos ou achamos que Ele se comunica: a fala. Deus usa sim nossa boca, ou a boca e voz de outra pessoa para trazer uma mensagem para a Igreja ou para alguém específico. Você já deve ter visto alguém falando o tão famoso “eis que te digo” quando se refere a uma mensagem de Deus para nós e com certeza já ouviu uma pregação e se ouviu já ouviu Deus se comunicando através do pregador também. Bom esta forma de comunicação não tem muito mistério e é a mais conhecida, então vamos para uma próxima

  • Voz audível

voz audivel_520x350

Apesar de Deus falar através de homens Ele tem sua própria voz! Vocês já viram aí em cima que Ele falou audivelmente com Moisés em Ex 3 e acrescento agora que Ele fez a mesma coisa quando Jesus se batizou (Mt 3) e também com o povo de Israel no deserto em Ex 19. Então vemos que Deus também se comunica usando sua própria voz para falar o que Ele quer! Confesso que nunca ouvi audivelmente a voz de Deus, mas já conheci pessoas que tiveram esta experiência única.
Bom, se você já teve esta experiência ótimo, mas se ainda não saiba que Deus pode se comunicar assim com você, como se fosse uma pessoa falando com você, e vai que você se pega numa conversa e de repente vê que não tem ninguém ao seu lado… hehe

  • Visão

visao_520x350

Acredito que tenham duas formas de Deus nos dar visões sobre o que Ele quer transmitir. Na primeira delas você enxerga o que Deus quer como se tivesse enxergando qualquer outra coisa, como se a visão se pojetasse pra você além do âmbito natural. Jeremias teve este tipo de visão algumas vezes, você pode conferir no livro dele na Bíblia.
A segunda forma é mais complicada de explicar, mas vejo acontecendo com bastante frequência, inclusive comigo. Em alguns casos Deus comunica conosco nos dando uma visão que fica na nossa cabeça, muitas vezes confundimos com um pensamento, mas nem sempre é. Por experiência própria, tudo acontece muito rápido, comigo geralmente acontece quando estou orando por um assunto e de repente uma figura, paisagem, lugar aparece na minha mente e tento entender o que Deus quis se comunicar com aquela visão e relacionar de alguma forma com o que estava orando.
Uma vez estavámos orando pelo grupo de Jovens da Igreja quando vi uma estrada e um carro andando nela, estava de noite e o carro estava com farol ligado, conforme o carro ia andando o farol ia iluminando o caminho e a faixa divisória que delimita a pista da estrada, uma a uma. Contei a visão para o grupo e entendemos que estamos num mundo escuro e maligno (estrada) e como está escrito em Sl 119:105, a Bíblia seria a luz para nosso caminho (farol), mas ela também seria a nossa guia que nos manteria no caminho certo sem desviar (faixa divisória da que delimita a pista), ou seja, ela nos mostraria o que deveríamos ou não fazer. Foi então que entendemos a mensagem que Deus trouxe e tivemos paz!
Então talvez você já tenha tido este tipo de experiência, de enxergar uma coisa que não é você mesmo que projeta ou procura ver, mas talvez não sabia que poderia ser Deus falando com você!
Não tem “fórmula secreta” para saber se é Deus ou se é somente sua cabeça maluca, o que ajudará você tanto a discernir a mensagem passada quanto a saber ela veio de Deus ou não é a sua intimidade com Deus e maturidade espiritual! Se você já teve alguma visão mas não entende, peça a Deus que te ajdue a discernir a mensagem, e fale também com algum líder para te ajudar a interpretar, ok?

  • Sensações no Corpo

Talvez você não imagine ou saiba, mas Deus pode se comunicar através do seu corpo também. Mas como isso?
Já ouviu alguém dizer que ao chegar em tal lugar teve dores de cabeça, ou começou a passar mal do nada? Ou então começou a sentir um cheiro que só ela sentia? Pois é, todas essas sensações poderia ser Deus alertando sobre algo, como por exemplo presença de demônios, opressão e outros. Novamente o que ajudará a entender o porque daquilo acontecer só com você e com ninguém mais é a sua intimidade e relacionamento com Deus, sua experiência de vida também ajudará.
Conheço uma líder de intercessão que toda vez em que toda vez que há opressão no ambiente/pessoa ela sente tonturas quase a ponto de cair, e ela entendendo isso, começa a guerrear na mesma hora.
Um outro pastor sempre começa a bocejar, mesmo estando sem nenhum sono, quando existe a presença de demônios no lugar.
Aí você pode perguntar se esse tipo de comunicação acontece só para este lado ruim, eu digo que não e digo que estes são os que eu conheço, mas como disse Deus é multiforme criativo e pode usar seu corpo de várias formas para transmitir uma mensagem.

Bom, acho que para um primeiro post sobre o assunto podemos parar por aqui. Acho que deu para entender que Deus não se comunica apenas voz e espero que você tenha entendido que Deus pode e quer se comunicar com você! Talvez você não esteja entendendo a mensagem por a estar esperando de uma outra forma, mas creio que agora você ficará mais atento(a), não é mesmo?

Vale lembrar também que estas nãos são as únicas formas em que Deus se comunica, e também não existe nenhuma “fórmula” para entender a mensagem, como falei é Deus quem comunica e dEle também deve vir a interpretação, o Espírito Santo nos ajuda bastante nisso!

E sabe o que é mais legal nisso tudo? É que geralmente Deus não dá a mensagem e a interpretação para uma única pessoa, para que ela não se sinta orgulhosa Ele dá a mensagem para um e a interpretação para outro, como está escrito em I Co 14:28 e o objetivo de toda essa comunicação deve ser a edificação do Corpo! Veja:

“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.” 1 Coríntios 14:26

Deus é demais!!!! Ele passa a mensagem para que o Corpo seja edificado, instruído, corrigido e alertado, é sempre o Corpo e nunca o “eu”, por isso não se orgulhe por Deus falar através de você, mas se sinta honrado e dê toda glória ao Dono da mensagem!

Por último, quero te desmistificar uma outra coisa: Deus pode se comunicar com e através de você, é o que garante I Co 14:31, veja:

“Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.” 1 Coríntios 14:31

Então não se contente em ver Deus se comunicando com você apenas através dos outros, porque Ele pode fazer isso com você diretamente, basta você buscar com zelo (I Co 14;1). Você pode ter um relacionamento muito mais próximo com Deus e a comunicação é essencial para a intimidade neste relacionamento!

Certo?

Se você já teve alguma experiência como essas, ou outras, se quiser, compartilhe conosco também para nos edificar e fortalecer a fé! Se nunca aconteceu com você não desanime e não se sinta menor ou pior que ninguém! Como está escrito no texto de 1 Co 14 que coloquei aí em cima, Deus dá a um a mensagem e a outro a interpretação, mas Ele dá a quem Ele quer, não quem é melhor ou mais importante, mas a quem Ele quer! Você pode conferir a mesma coisa escrita em I Co 12 onde vai falar que o Espírito Santo distribui os dons conforme Ele quer, para edificação da Igreja e não para glória de alguém! Então reforço a mensagem para os que entendem Deus se comunicando: não se gloriem de vocês mesmos! E para quem nunca teve esta experiência, não se preocupe, cada um tem seu lugar e função no Corpo e todos são igualmente importantes para o funcionamento correto do Corpo, por isso não se entristeça!

Ah, ainda faltaram algumas formas como impressão na alma e outras que podemos falar em outro dia, por enquanto vamos aprender e crescer com estas!

Deus te abençoe e te ensine a se comunicar com Ele e, principalmente, a entender o que Ele comunica!

Amém?!

Com Amor,
Samuel Oliveira
Meu Facebook: Samuel Oliveira
Meu Twitter: @samu_oliveira
Meu Instagram: @samu_oliveira

Comente!

Por | 2018-03-20T08:13:06+00:00 sábado, 23 de setembro de 2017|Cristianismo, Meu Futuro|66 Comentários

Sobre o Autor:

Casado e muito bem casado, graças a Deus, gosto de fazer planejamentos, escrever sobre temas relacionados à nossa vocação como indivíduos e como Corpo, porque temos sim um propósito de vida e Deus espera que nós possamos descobrir e viver completamente o que Ele planejou! Estamos juntos nessa busca!!!!

SOBRE NÓS

O ministério Não Morda a Maçã está há 9 anos a serviço do Reino para inspirar adolescentes e jovens a conhecer Jesus através da leitura e revelação da palavra de Deus. Continue lendo

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL