As aflições que nos atingem são de três ordens: natural, espiritual e humana. O livro de Marcos apresenta as ações de Jesus e o poder Dele diante das aflições de todas as ordens. Neste texto, de maneira mais específica, temos uma aflição consequente de um episódio natural, provocado pelo vento e pela tempestade no Mar da Galileia.

Jesus precisava descansar e dormia na popa do barco, convicto de quem Ele era e qual era o seu propósito, mas os discípulos duvidavam a ponto de o acordarem. A dúvida mostra como os discípulos não compreendiam quem era Jesus e o que ele havia feito até ali porque o medo deles era em relação à circunstância, como foi o nosso na “tempestade Covid-19”.

 

Jesus se levanta para acabar com qualquer dúvida, reprendendo o vento e acalmando o mar; a tempestade obedece. Ele se volta aos discípulos e os questiona a respeito da atitude temerosa deles diante da tempestade. Jesus, inconformado, pergunta como ainda não tinham fé, enquanto os discípulos, cheios de temor, não compreendiam quem era Jesus e o que Ele poderia fazer. Jesus é maior do que qualquer aflição!

Comente!