E com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes expunha a palavra, conforme podiam compreendê-la. E sem parábolas não lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos. (Marcos 4.33,34)

É incrível a simplicidade e humildade do Filho de Deus no trato com as pessoas. Muito se tem falado sobre discipulado e sem dúvidas, é imprescindível um olhar atento ao modo como o Mestre ensinada acerca da Palavra.
O termo parábola, significa “colocar ao lado”, um método muito utilizado por sábios e mestres que, ao apresentar uma lição valiosa, ilustram com uma história ou exemplificam com aspectos comuns da vida das pessoas.
Jesus sempre procurou fazer uso de parábolas, pois sempre lhes expunha a Palavra, tendo como objetivo a compreensão clara das verdades eternas aos seus discípulos. Além disso, fazia isso como cumprimento dos profetas (Sl 78.2).
Jesus era um mestre que se importava se as pessoas estavam entendendo seu ensino. Seu desejo era que todos pudessem compreender e refletir por si só, fazendo suas escolhas no descortinar da vontade de Deus ao povo, bem como identificar que aquele que lhes falava era o próprio Filho de Deus.
As pessoas aprendem diferentemente umas das outras, devemos ter paciência e clareza, afim de que possam absorver a Palavra de Deus e acompanhar seu crescimento e maturidade. Aproveitar as oportunidades para praticar o discipulado uns com os outros ao mesmo tempo em que é encorajado pelo crescimento espiritual do seu irmão.
Devemos aprender com Jesus, até nas coisas mais simples da vida, até na maneira de ensinar.

Comente!