“Sempre que pensamentos queriam vir, vinha na mente “Compromisso de Jó” e aquilo se dissipava de minha mente.” Arlene Kanaki, 17, Angra dos Reis

770 jovens + seus amigos + grupos familiares aceitaram o desafio do compromisso de Jó em uma semana de santidade de guerra contra imoralidade sexual e a ansiedade.

Mas como na parábola do semeador, alguns desistiram no começo, outros caminharam bem e no final cansaram e outros venceram o pecado e influenciaram a outros a seguirem com o compromisso.

  • 1. Alguns que toparam o desafio desistiram logo no começo, porque a luta foi muito grande.

“Enquanto lançavam a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e comeram.” (Mat. 13:4)

Você pode ter pensado: “essa tentação não dá pra resistir”, ou “bem agora que eu fiz o compromisso aparece isso na minha vida!” E você deixou se levar. Você fez o propósito, mas foi TENSO e você vacilou.

Tenho algo a te dizer:

Jesus te ama. Ele é o médico dos médicos e quer curar suas feridas, limpar seu coração, te encher de alegria com o perdão dele. Se você pecou, não jogue a toalha. Saiba que temos um intercessor junto ao Pai que é nosso advogado, e luta por você. É Jesus que te justifica, por isso se arrependa e busque a Deus de coração.

  • 2. Alguns começaram bem, mas não terminaram na mesma intensidade que começaram, dando algumas brechas na luta.

“Quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raíz.” (Mat. 13:6)

Você mandou bem, batalhou contra a imoralidade ou ansiedade, mas foi deixando de focar nisso no fim da semana. Nos primeiros dias, você não deu brecha nenhuma e batalhou com todas suas forças. No meio, foi tranqüilo, mas chegando mais pro fim da semana, cansou um pouco e deu um espacinho pra brecha.

Para os caras: olhar para uma mulher não é pecado. Mas olhar com cobiça é. Tudo depende dos seus olhos e sua intenção. Por isso, a pureza é a arma que vence a sensualidade.

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mat. 5:8) | “Qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela em seu coração.” (Mat. 5:28) | “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.” (1 Tes. 4:3)

Para as meninas: ansiedade não é um pecado em si, mas pode levar ao pecado. Deixar se levar por esse sentimento pode destruir sua vida.

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” (1 Pe. 5:7) | “Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.” (Sal. 94:19) | “Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, porque a juventude e o vigor são passageiros.” (Ecl. 11:10)

  • 3. Alguns se fortaleceram com esse compromisso, vencendo as tentações e influenciando a outros a também lutarem.

“Outra

[semente] caiu em boa terra, deu boa colheia, a cem, sessenta e trinta por um.” (Mat. 13:8)

Você batalhou contra a tentação, se manteve firme, influenciou a outros a entrarem nesse compromisso, animou eles nessa luta, venceu o pecado e se sente ainda mais fortalecido. Glória a Deus se essa é tua história. Se assim foi, tenho uma palavra que resume o que é pra ser nessa próxima semana, e na outra, e pro resto da sua vida: persevere.

O caminho é estreito, mas Seu fardo é leve.

O cansaço vem, mas Ele nos fará voar como águias.

A corrida é longa, mas nada se compara à glória que nos aguarda.

Lute, jejue, ore, fuja quando tiver que fugir, una-se a pessoas que buscam o mesmo propósito e busque a santidade de todo coração, pois é isso que nos fará conquistar a coroa da vida. A vida cristã é uma maratona, corra para chegar até o fim.

TAMO JUNTO! Se você quiser, comente abaixo seu testemunho para edificar os outros 769 jovens nessa luta.

Comente!