Bom dia, tarde ou noite, não sei se você tem dificuldade para entender a respeito da graça, ou o porque Deus trouxe sobre o homem a lei cheia de regras que nenhum homem pode cumprir totalmente, mas há ainda alguns que vivem por ela, não se preocupem, hoje vou tentar ser bem curto. (pelo jeito não consegui!)
Imagine que você tem um veículo, mais especificamente uma moto, bom, para sua própria segurança e a dos outros condutores, precisa mantê-la em ordem, tipo com as lanternas funcionando, faróis, buzina, espelhos retrovisores, pneus, etc…
Não bastasse a grana que vai gastar para isso ainda precisará desembolsar uma nota para o combustível semanal para que possa chegar aos lugares desejados e ainda….para aqueles que vivem no Brasil temos que pagar algumas taxas como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) que é um imposto estadual anual e 50% do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi licenciado (os outros 50% sabe-se lá para onde vai). Outro querido imposto é o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres) que é um seguro OBRIGATÓRIO que você paga para ser indenizado caso sofra um acidente, caso nunca sofra um acidente(Em nome de Jesus) esse dinheirinho vai enriquecer alguém que ficou com os 50% restantes do IPVA, ainda temos o Licenciamento que é uma taxa anual paga para ter o documento do seu veículo atualizado.
Bem, digamos que você não estava em dia com nenhum desses impostos, dai você ganha uma graninha e diz, vou ficar em acordo com a lei, de uma só vez junta uns 600 mangos e paga tudinho, porém, você mora em São Paulo e precisa cuidar do ar da sua cidade, então precisa fazer a Inspeção Veicular chamada de Controlar, que tira mais um dinheiro seu, mas não limpa o ar da Cidade.
Feliz e contente espera chegar o seu documento licenciado, mas ao invés disso chega uma notificação de que o Licenciamento não foi liberado porque não constava o Controlar, dai você liga no DETRAN e fica sabendo que terá que comparecer no local com as notas dos pagamentos efetuados e registro do Controlar nas mãos, tranquilo, você tem tudo isso, pega sua moto, coloca uma gasolina porque é longe e vai. No caminho, um bloqueio policial, ok eu não devo nada vou seguir adiante, o policial ergue a mão e pede para encostar, ao apresentar a habilitação e documento ouve um:
– Ixiiiiiiiiiiiiii! Documento vencido!
Não seu guarda está tudo ok, tudo pago, estou indo tirar meu novo documento, inclusive aqui estão as notas, a notificação e o Controlar.
– Isso para mim não é nada, se não constar no sistema, vou apreender sua moto!
Daí uma espera infernal, em seus pensamentos você diz, Deus é comigo, nada vai acontecer, mas acontece, o policial com o documento de apreensão na mão dá a notícia que vai reter sua moto. Então você para de orar e vai buscar ajuda ao homem, você conhece um policial Militar e um policial Federal, tenta a ligação e não te atendem, tenta tenta e finalmente o policial militar seu amigo atende e diz:
– Deixa eu falar com ele!
Ufa, me livrei, quando o cel é direcionado ao ouvido do policial, nada, a bateria acabou! Sua vontade é de gritar, mas se controla, o policial diz, bom é isso, alguma dúvida? A vontade de xingar e falar alguns insultos vem na sua boca mas a única coisa que diz é que precisa achar um banco pois não tem dinheiro para voltar para casa, nem ele nem ninguém sabe, então vai você, sem dinheiro, sem celular e sem moto, você se pergunta se deu o dízimo, se Deus está te castigando, se tem algum propósito, mas sabe o que aconteceu?
A LEI operou o seu pode de condenar.
Finalmente consegue uma ligação num telefone público, justamente para sua pastora, ela atende a ligação a cobrar, te dá toda atenção, sofre sua dor e ora, não somente isso, te busca, carrega seu celular no carro dela e te despede já bem próximo a sua casa. Sabe o que é isso? GRAÇA, ela não te acusa, te salva, quando você procura por ela.
Podemos ver isso claramente nesses versículos:
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:19-24
Vocês entenderam o que é LEI e o que é GRAÇA? Imaginando essa situação aposto que pensou, puxa mas estava tudo pago, e justo naquele dia a pessoa foi parada! O policial podia ter compreendido…Talvez você pense assim porque vive na GRAÇA de Cristo, mas eu digo uma coisa, esse mundo vive pela LEI e temos que conhece-la e cumpri-la, para não sermos condenados.
Eu sei disso, sei na pele, sei porque essa é mais uma das minhas histórias, desta segunda feira mais especificamente, quero deixar um recado para vocês.
Não façam da igreja um tribunal da LEI, mas da GRAÇA, porque a LEI condena o homem, mas a GRAÇA salva.
Bjos queridos ( E minha moto já foi recuperada, pagando mais algumas taxas $$$$$$$$$$$$)
Comente!