Heita que vcs já devem ter sacado do que se trata esse estudo pelo título não?

Se não entendeu eu ainda vou fazer um pouco de suspense…. Primeiro tenho que me desculpar aqui com uma galerinha benção q comentou no meu post semana passada e eu nem respondi.! Desculpe galera, eu realmente não consegui, mas não vão ficar sem resposta.

Se vc colocar a palavra pastor+dinheiro no Google…vc vai ficar um tanto abalado, pode ter certeza, aqui por cima descobri até denúncia de pastor falsificando dinheiro e isso seria o fim da minha jornada na igreja se Jesus já não tivesse me alertado:

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Mt 24:12

Mas levando em conta q eles vão prestar conta por cada coisa q fizerem…vamos ao titulo.

A igreja que rouba a Deus!

Sabe de quem estou falando? De mim, de vc, de todos os que com ou sem argumento deixam de lado uma simples e fácil coisinha q aprendemos na igreja….DÍZIMO.

Aiaiai! Dizem as vezes q meus posts são pauladas, imagina esse q eu vou falar de dindin, grana, bufunfa? Prometo q eu vou pegar leve…rsrsrsr.

Vamos organizar assim, primeiro vamos falar do velho testamento, depois de nós(q representamos o novo) depois dos outros(pastores, lideres, padres e afins.

Qdo se fala em dízimo, se pensa no famoso capitulo de Malaquias 3:10

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.

E o crente q é crente q vai todo domingo na igreja já deve tah cansado de ouvir esse versículo e ele realmente é importante, mas por enquanto só vou usá-lo pra falar q dízimo vem do latim decimus, q significa décima parte. Palavra q alguns qdo ouvem sentem vontade de literalmente dizimar o cara q fica falando freneticamente em cima do púlpito tentando arrancar alguma coisa do bolso dele. Mas enfim…logo mais volto nele.

Vamos falar de Jacó em Gn 28:20

Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o SENHOR será o meu Deus; e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

Jacó tinha acabado de ter uma tremenda experiência com Deus através de um sonho, e qdo acordou foi logo falando q ia dar o dízimo de tudo q DEUS CONCEDESSE para ele. Acho legal esse texto pq Jacó estava conhecendo o Deus de seus pais naquele momento, Deus havia feito no sonho uma promessa pra ele e então Jacó se comprometeu em dar o dízimo de tudo q Deus lhe desse.

E aqui vai a primeira reflexão, dízimo dá, quem faz parte da igreja do Senhor, e reconhece q tudo q temos foi Ele quem deu. Se vc tem dificuldade em entender isso, vai ser bem difícil entender q tenha q devolver parte do q Deus te deu e não dar!

Pq estou falando em devolver? Simples, vc devolve a décima parte daquilo q recebe, crendo q Deus permitiu tal coisa(mas num trabalhe não pra ver!), se não receber nada, não devolve nada.

Mas alguém pode dizer….MÁRCIOOOO isso é velho testamento mano! Não vale mais!

Sabe galera eu penso q o livro de Malaquias é colado do lado do livro de Mateus por algum motivo! Pq as vezes queremos distanciar o velho do novo por uma questão de comodismo.

Vamos ao meu caso…sabe pq estou falando sobre dízimo? Pq até sei explicar qdo alguém me pergunta, mas qtas vezes eu falhei com isso hein??

Pois esse mês mesmo eu já tava vacilando, pq ultimamente eu toh esperto qto a isso, e tive uma constância legal até esse mês, porém foi o pagamento atrasar um pouquinho, q eu tbém depois q caiu o chequinho fui adiando e adiando até q esqueci, fiquei naquelas de ahhhhh hoje eu só trouxe o cartão! Pois bem Deus tratou logo de colocar o dinheiro na minha mão.

Foi assim, emprestei uma grana q pensei q ia receber em cheque, daí a grana me veio em dinheiro, e qdo eu pensei no q ia fazer, lembrei q aquele era exatamente o valor do meu dízimo! (Cristocidência hein!).  Blz até esse estudo não levei na igreja,mas toh com um medo de gastar essa grana!!!! Como eu disse ali em cima:- A Igreja que rouba Deus!

Eu pergunto: “Será que alguém pode roubar a Deus?” Mas vocês têm roubado e ainda me perguntam: “Como é que estamos te roubando?” Vocês me roubam nos dízimos e nas ofertas. Malaquias 3:8

Mas pq heinnnn?

Primeiro vamos ver q dízimo não é coisa do velho testamento:

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas! Mt 23:23

Tão ligado neh, quem disse isso ae foi o próprio Jesus. Mas pra entender melhor vamos na linguagem do hoje:

Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês dão a Deus a décima parte até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas não obedecem aos mandamentos mais importantes da Lei, que são: o de serem justos com os outros, o de serem bondosos e o de serem honestos. Mas são justamente essas coisas que vocês devem fazer, sem deixar de lado as outras.

Jesus deixa bem claro que os escribas e fariseus deviam dar o dízimo sim, mas tbém deixarem de ser duros de coração. Daí eu pergunto, será q isso só servia para eles, ou Jesus disse claramente:

Dêm o dízimo sem se esquecer da justiça, da misericórdia e a fé! Para todos nós?

E se ainda seu coração está endurecido qto a dar sua grana na igreja, deixa eu te mostrar como a primeira igreja da história tratava o dinheiro:

Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham.  Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos.  Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade. Foi assim que José vendeu um terreno dele e entregou o dinheiro aos apóstolos. José era levita e havia nascido na ilha de Chipre. Os apóstolos o chamavam de Barnabé, que quer dizer “Aquele que dá ânimo”. AT 4:32-36

Nessa passagem Pedro e companhia mostram q davam muito além do q o dízimo e por acaso ninguém tinha falta de nada!!!(… se eu não vos abrir as janelas do céu…)Sacaram?

Amo esse texto, pq esses homens estavam amando a Deus com tudo q tinham. Pq sabiam q Deus não precisa da nossa grana, mas os homens sim, a igreja(construção) sim! Precisa pagar a conta de água, luz, aluguel,funcionários, etc…

E imagina se não tivesse alguém pra dar um dízimo e se erguer uma igreja, nem o q vos fala estaria falando! Onde eu aprenderia sobre Jesus, com quem?

Mas como eu sei se na minha igreja estão recolhendo o dízimo da maneira correta?

Se o seu pastor, líder,padre, bispo, apóstolo, evangelista, ou sei lá o q…te oferece alguns benefícios divinos, como perdão pelos seus pecados, hierarquias no céu, curas entre outros, em troca de seu dízimo…cooooorrre! O nome disso é indulgência! E o favor de Deus são se têm por tesouro nenhum, Ele é o dono do ouro e da prata.

Dízimo é e não deixou de ser um mandamento, q deve ser obedecido por gratidão, não por força ou fanatismo. Entender o dízimo é entender q a graça de Deus nos foi dada na cruz, imerecidamente, e nenhum valor q possamos dar para Ele pagará seu sacrifício.

Por isso devolva o dízimo na igreja onde congrega, não deixe faltar pão, nem luz, nem água, nem nada naquele lugar e se atreva a ofertar, com um coração grato por tudo q Deus nos dá.

Sei q vcs vão acrescentar versículos aqui, pq a galera é feraaaa!mas foi só uma pincelada ok! Rssrsrsr,mas já tava ficando grande demais!

Bjos galera, Jesus abençoe !

Comente!